Caso o Benfica avance até às meias-finais da Liga Europa em futebol, como na época passada, fica sem data disponível para disputar a sua meia-final da Taça da Liga, até à data marcada para a final da prova.
A primeira meia-final da Taça da Liga vai ser disputada na quinta-feira, entre Rio Ave e Sporting de Braga, sendo que o outro encontro está adiado, a aguardar a decisão do Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) sobre o adversário do Benfica, que poderá ser FC Porto ou Sporting.
No entanto, tendo em conta que o Benfica ainda está a disputar duas competições, além da I Liga, nomeadamente Liga Europa e Taça de Portugal, e há pelo meio uma data FIFA, para jogos particulares de seleções, caso os “encarnados” vençam as três próximas eliminatórias da Liga Europa apenas podem jogar o acesso à final da Taça da Liga na data em que está prevista a final (26 de abril).
A dificuldade será a mesma no caso de ser o FC Porto a qualificar-se para as meias-finais da Taça da Liga, uma vez que os “dragões” também competem nas mesmas três provas que os “encarnados”.
O Sporting, que não disputou a Liga Europa e já foi afastado da Taça de Portugal, tem um calendário menos sobrecarregado, mas aí, caso o CD da FPF decida favoravelmente para os “leões”, permanece a dúvida sobre a “disponibilidade” do Benfica.
Questionada pela agência Lusa, fonte oficial da LPFP revelou-se apenas confiante na “celeridade” da decisão do CD da FPF.
“A Liga Portugal está confiante que os órgãos disciplinares da FPF decidirão em tempo útil. A instrução da Comissão de Instrução e Inquéritos terminou em 4 de fevereiro (demorou apenas 6 dias). A audiência disciplinar realizou-se ontem (terça-feira) - podia ter sido proferida a decisão no dia de ontem. A decisão pelo CD deverá ser tomada com maior celeridade”, frisou.