O Rio Ave lamenta, mas acata, a suspensão de três dias aplicada ao treinador Nuno Espírito Santo, que não poderá estar no banco na quinta-feira, frente ao Sporting de Braga, das meias-finais da Taça da Liga de futebol.

"[O Rio Ave] não tem outra alternativa senão acatar a decisão com respeito e sempre com confiança nos órgãos que decidem", afirmou hoje o diretor geral do clube, Miguel Ribeiro, acrescentando que "quem estiver no banco estará apto a cumprir a tarefa" e ,que apesar do castigo, Nuno "não ficará afastado do jogo".

O emblema vila-condense recebeu na terça-feira a notificação do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de futebol, após concluído o processo relativo a um incidente no final do jogo entre Rio Ave e Benfica, disputado a 1 de dezembro de 2013, para o campeonato, em que, alegadamente, Nuno Espírito Santo terá forçado a entrada no balneário do árbitro Bruno Paixão para protestar com as suas decisões.

Na habitual conferência de antevisão da partida, Nuno Espírito Santo não marcou presença, cabendo ao seu adjunto, Rui Silva, comentar a situação e antecipar a partida com os minhotos.

"Gostava de lamentar a situação pelo qual me encontro aqui, porque nestes jogos devem estar os melhores e, por isso, o Nuno devia estar presente", disse o técnico-adjunto, completando: "Nestas adversidades, o grupo acaba por ficar mais unido e vamos encontrar soluções para atingir o objetivo com sucesso".

Rui Silva antecipou uma partida complicada para o Rio Ave e lamentou que menos de 72 horas depois desta partida, a equipa volte a jogar - domingo para o campeonato - frente ao Vitória de Guimarães.

"Será um jogo muito equilibrado, com duas equipas que por mérito atingiram as meias-finais e espero que possamos atingir os nossos objetivos de estar presentes numa final. Acho que marcação dos jogos não foi a mais adequada principalmente os de quinta e domingo, que nos dá um período curto para recuperarmos", analisou o treinador-adjunto do Rio Ave.

Na mesma linha de pensamento, o diretor-geral do emblema vila-condense, Miguel Ribeiro, também lançou críticas à calendarização dos jogos feita pela Liga Portuguesa de Futebol.

"Com a mesma oportunidade que decidiram este castigo ao Nuno também era importante que decidissem rápido quem é o outro o semifinalista da Taça da Liga e onde se vai jogar a final", disse o dirigente, completando: "A naturalidade destes processos só beneficia as competições. Só assim conseguimos dar dignidade a esta Taça da Liga".

O Rio Ave recebe esta quinta-feira o Sporting de Braga, na meia-final da Taça da Liga de Futebol, agendada para as 19h45, e que terá arbitragem de Olegário Benquerença, de Leiria.