Uma semana depois de se ter sagrado campeão português, o Benfica visitou o Estádio do Dragão e carimbou a sua quinta passagem à final da Taça da Liga, depois de ter vencido, este domingo, o FC Porto nas grandes penalidades (3-4), após o nulo no tempo regulamentar.
Os Dragões foram a equipa mais esforçada dentro de campo mas o Benfica demonstrou ao grande rival o porquê de ter sido campeão nacional, estar presente em duas finais (Taça de Portugal e Taça da Liga) e perto de uma final europeia. Mesmo reduzidos a dez elementos desde a meia-hora de jogo, o Benfica soube ser paciente e gerir a impaciência do adversário, beneficiando ainda da sorte das grandes penalidades.
Tendo em conta a segunda mão das meias-finais da Liga Europa, que será disputada esta quinta-feira, em Turim, Jorge Jesus fez algumas alterações na equipa titular, fazendo descansar alguns dos habituais titulares. Steven Vitória integrou o quarteto defensivo e Ivan Cavaleiro jogou desde o início no meio-campo encarnado. Lima e Cardozo formaram a dupla atacante
Com 26.109 pessoas nas bancadas do Dragão, cerca de 350 adeptos encarnados gritavam "Campeões, campeões!" para a equipa rival antes da partida.
Com a Taça da Liga a ser o único troféu que o FC Porto podia vencer esta temporada e o treinador Luís Castro apostou na sua melhor equipa, com Maicon a fazer dupla com Mangala no eixo da defesa.
Aos 21 minutos de jogo, Jackson Martínez já contabilizava duas oportunidades claras de golo falhadas, demonstrando que continuava 'de costas viradas' para a baliza dos adversários. Depois do mau momento do avançado colombiano foi a vez de o belga Steven Defour falhar com a baliza de Oblak.
Perto da meia hora, o Benfica ficou reduzido a dez elementos depois de Steven Vitória ter visto o cartão vermelho direto ao fazer falta sobre Jackson perto da grande área. Na conversão do livre, Quaresma enviou a bola por cima da baliza dos encarnados.
Com a saída forçada de Vitória do Benfica, Jorge Jesus foi obrigado a mexer e fez sair Lima para a entrada de Garay. Desta forma, o treinador do Benfica evidenciou, ainda mais, a sua vontade de chegar à final da Liga Europa.
Durante a primeira parte, o FC Porto esteve mais empenhado do que o Benfica em chegar à final da Taça da Liga, mas, ao intervalo, o resultado continuava parado no 0-0.
No segundo tempo, já com Quintero na equipa do FC Porto e Markovic do Benfica em campo, os Dragões dominaram o meio-campo, perante um Benfica decidido a defender tudo. Apesar da superioridade numérica, o FC Porto estava menos perigoso do que na primeira parte.
A faltarem 20 minutos para os 90', Luís Castro apostou no argelino Ghilas, fazendo sair o extremo Ricardo Quaresma. Mais tarde, o treinador portista 'lançou' Ricardo para o lugar de Danilo e Jesus apostou em Enzo Perez nos instantes finais do tempo regulamentar.
Terminados os 90 minutos e sem golos no Estádio do Dragão, o segundo finalista da Taça da Liga teve de ser encontrado através da marca das grandes penalidades. Aqui, Garay e André Gomes falharam para o Benfica, enquanto Jackson, Maicon e Fernando não conseguiram marcar para o FC Porto.
A final da Taça da Liga 2013/2014 está agendada para 07 de maio, às 20h30, em Leiria. Tendo o Rio Ave como adversário, o Benfica tentará conquistar a prova pela quinta vez, depois de quatro triunfos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.