O Benfica venceu claramente os dois jogos com o Rio Ave em 2013/14, ambos para a I Liga portuguesa de futebol, que os “encarnados” já conquistaram, seguindo 10 lugares e 42 pontos à frente dos vila-condenses.

A formação comandada por Jorge Jesus venceu em Vila do Conde por 3-1, à 11.ª ronda, a 01 de dezembro de 2013, e, na Luz, a 07 de abril, goleou por 4-0, à 26.ª, ficando, então, a cinco pontos do título, com quatro jornadas por disputar.

Nos dois jogos, Rodrigo, Lima e Cardozo marcaram, cada qual, dois golos, o paraguaio de grande penalidade, sendo que Gaitan faturou o outro tento dos “encarnados”, enquanto Ukra foi o autor do tento solitário da equipa de Nuno Espírito Santo.

No “oficioso” Estádio dos Arcos, na primeira volta do campeonato, o Benfica adiantou-se aos 38 minutos, pelo internacional sub-21 espanhol Rodrigo, mas os anfitriões responderam, aos 57, restabelecendo a igualdade, por Ukra.

Depois de ter oferecido o primeiro golo, Lima resolveu o encontro com um “bis”: marcou o segundo dos forasteiros aos 63 minutos, de livre direto, e resolveu o jogo aos 78, assistido por Rodrigo, já depois da expulsão de Wakaso, aos 69.

Na segunda volta, na Luz, o Benfica era “outra” equipa, bem mais confiante e, perante um Rio Ave ousado em campo, sem nada a perder, não deu grandes hipóteses, goleando por 4-0.

A formação “encarnada”, já muito perto do cetro, resolveu o encontro na primeira meia hora, com Gaitan em destaque, ao assistir Rodrigo para o primeiro golo, aos 16 minutos, e marcar ele próprio o segundo, aos 28.

Na parte final, ainda houve tempo para grande parte dos 46.004 espetadores presentes na Luz festejarem o regresso aos golos de Cardozo, que “bisou” de penálti, com tentos aos 77 e 90+2 minutos, após faltas sobre Maxi Pereira e Enzo Perez, respetivamente.

O terceiro capítulo está marcado para quarta-feira, em Leiria, mas não será o último: esse, o quarto, acontecerá a 18 de maio, no Estádio Nacional, em Lisboa, palco da final da Taça de Portugal, também entre Benfica e Rio Ave.