O Benfica venceu o Rio Ave por 2-0 no Magalhães Pessoa em Leiria, na final da sétima edição da Taça da Liga. É o quinto título dos Encarnados na prova em sete edições, o quarto de Jorge Jesus.

Na primeira edição da prova, em 2007/2008, o Vitória de Setúbal bateu o Sporting na final no Algarve e levantou o troféu.

Seguiu-se o reinado do Benfica que começou com Quique Flores em 2008/2009, quando o Benfica bateu na final o Sporting por 3-2 no desempate por grandes penalidades, depois de um empate a uma bola.

Na época seguinte, nova vitória com direito a goleada aos rivais Sporting e FC Porto nas meias-finais e final, respetivamente. Os Encarnados bateram os Leões em Alvalade por 4-1 e venceram os Dragões por 3-0 na final disputada no Algarve. Ruben Amorim, Carlos Martins e Cardozo fizeram os golos da primeira vitória de Jorge Jesus na prova.

Na época 2010/2011 a Taça da Liga voltou a ficar nas mãos do Benfica, que bateu o Paços de Ferreira na final por 2-1, golos de Jara e Javi Garcia, na primeira final da prova fora do Estádio do Algarve. Nas meias-finais, a "vítima" voltou a ser o Sporting que perdeu por 2-1 na Luz.

O quarto triunfo seguido e o terceiro de Jesus foi conseguido graças a uma vitória sobre o Gil Vicente por 2-1. Mas o ponto alto da campanha na prova aconteceu na meia-final, com os Encarnados a afastarem o FC Porto com uma vitória por 3-2, depois de estarem a perder por 2-1. Rodrigo e Saviola para as Águias e Zé Luís para os gilistas fizeram os golos da final.

Esta época, após afastar o FC Porto nas meias-finais no Dragão, no desempate por grandes penalidades, os Encarnados voltam a fazer a festa na Taça da Liga.

Os Encarnados já levam 29 jogos sem perder nesta competição, tendo somando 24 vitórias e cinco empates, três dos quais com direito a desempates nas grandes penalidades. Na primeira edição da prova o Benfica perdeu na quarta ronda com o Vitória de Setúbal. Depois de um empate na Luz, os sadinos venceram no Bomfim por 2-1 para depois derrotarem o Sporting na final da primeira edição da prova. Foi a única derrota do Benfica na prova.

Os benfiquistas que encheram o Estádio Magalhães Pessoa, fizeram a festa no final do jogo, na primeira das três finais que a formação de Jorge Jesus tem neste mês de Maio. Na quarta-feira o Benfica defronta o Sevilha na final da Liga Europa. Depois segue-se a final da Taça de Portugal no Jamor frente a este mesmo Rio Ave.

O Benfica fez em Leiria o 100.º golo na Taça da Liga. 

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.