Benfica e Rio Ave disputam esta quarta-feira a final da Taça da Liga de futebol, com os “encarnados” a tentar o quinto troféu ao de campeão, frente aos vila-condenses, à procura do primeiro título nacional, em Leiria.
Na final da sétima edição da prova, o Benfica, vencedor da competição em 2008/09, 2009/10, 2010/11 e 2011/12, pode conquistar o segundo troféu da época, antes ainda de disputar as finais da Liga Europa, frente aos espanhóis do Sevilha, e da Taça de Portugal, mais uma vez diante do Rio Ave.
Na formação das “águias”, o treinador Jorge Jesus prometeu apresentar um “onze” com os jogadores “que estão em melhores condições”, enquanto, do lado oposto, o técnico Nuno Espírito Santo, assumindo-se profundo conhecedor dos “encarnados”, revelou-se confiante para surpreender os atuais campeões nacionais.
Os vila-condenses, que vão cumprir a estreia na final da mais jovem prova do calendário português de futebol, no regresso a jogos decisivos, 30 anos depois de ter sido finalista da Taça de Portugal, quando, a uma jornada do fim da I Liga, ocupa o tranquilo 11.º lugar, mas já com a qualificação para, pelo menos, o “play-off” da Liga Europa assegurada.
Para chegar à cidade do Lis, o Rio Ave superou Paços de Ferreira, Vitória de Setúbal e Sporting da Covilhã, na fase de grupos, e, depois, nas meias-finais, venceu em casa o Sporting de Braga por 2-1, num embate marcado por uma polémica arbitragem do leiriense Olegário Benquerença.
Já o Benfica impôs-se a Nacional, Gil Vicente e Leixões, na terceira fase, e, nas meias-finais, afastou o FC Porto no Estádio do Dragão, ao vencer por 4-3 nas grandes penalidades, após um “nulo” nos 90 minutos, depois de ter jogado em inferioridade numérica desde os 31 minutos, por expulsão de Steven Vitória.
Jorge Jesus já conquistou a prova em três ocasiões, com finais face a FC Porto, Gil Vicente e Paços de Ferreira, enquanto Nuno Espírito Santo foi o titular da baliza dos “dragões” na final de 2009/10, ganha pelos “encarnados” (3-0).
Benfica e Rio Ave disputam a final da sétima edição da Taça da Liga de futebol, a partir das 20h30, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, sob arbitragem do lisboeta Hugo Miguel.