O Benfica venceu o Rio Ave por 2-0 em Leiria, e conquistou a quinta Taça da Liga do seu palmarés. A formação de Jorge Jesus somou o segundo título da época com golos de Rodrigo e Luisão, e ganhou moral para a deslocação a Turim, daqui a uma semana, para a final da Liga Europa com o Sevilha.

No regresso a Leiria dois anos depois, o Benfica jogou frente ao Rio Ave praticamente em casa, com as bancadas unanimemente pintadas de vermelho. A equipa de Nuno Espírito Santo não se intimidou com o ambiente hostil e apresentou-se em Leiria com a novidade Ventura na baliza. Já Jorge Jesus apostou na “artilharia pesada” para a primeira final do mês de maio com Lima e Rodrigo na frente de ataque. A equipa da Luz deu o pontapé de saída, mas foi o Rio Ave a criar as primeiras situações de perigo junto à área de Oblak, nomeadamente Tarantini que aos 5 minutos obrigou o guarda-redes do Benfica a aplicar-se.

O Rio Ave não queria participar na “festa antecipada” dos adeptos do Benfica, e só aos 10 minutos é que Luisão, de cabeça, fez o primeiro remate para o conjunto da Luz. Os vila-condenses não davam milímetros aos criativos do Benfica, e a jogar em contra-ataque a formação de Nuno Espírito Santo mostrava porque razão é uma das melhores equipas do campeonato a jogar nesse sistema.

A partir da meia-hora de jogo, o Benfica aumentou a intensidade de jogo e começou a controlar as operações no meio-campo, impedindo que os jogadores do Rio Ave, nomeadamente Pedro Santos, conseguissem espaço para as transições rápidas. E foi neste crescendo do Benfica, que o marcador acabou por ser inaugurado com um golo de Rodrigo na sequência de um pontapé de canto marcado por Markovic, que até surgiu no melhor lance de ataque da equipa de Jorge Jesus com uma enorme defesa de Ventura.

O Benfica foi para intervalo a vencer por 1-0, embora o Rio Ave tenha criado muitas dificuldades ao campeão nacional no arranque da primeira parte. No segundo tempo, as equipas regressaram dos balneários sem alterações com o Rio Ave a dar a iniciativa de jogo ao adversário na expectativa de empatar num contra-ataque. O Benfica entrou mais forte na etapa complementar criando várias situações de golo, mas Ventura, gigante, impediu vários golos à equipa de Jorge Jesus.

Aos 67 minutos, Nuno Espírito Santo fez duas substituições na equipa do Rio Ave, e um minuto depois Jorge Jesus responde com a entrada de Salvio para a saída de Gaitán. As substituições surtiram efeito em ambas equipas, mas foi o Benfica quem aproveitou para dilatar o resultado num lance de bola parada. Aos 77 minutos, Ventura facilita na saída a um livre e Luisão, nas alturas, abre nova vaga de euforia nas bancadas.

O Rio Ave acusou o segundo golo do Benfica, e só não permitiu o terceiro porque os avançados encarnados mostraram alguma complacência junto à linha final. O jogo encaminhava-se para o apito final, e a festa nas bancadas exigia mais um golo ao Benfica, mas o resultado final acabou por ser 2-0.

Com este resultado, o Benfica conquistou o segundo troféu da época, e a quinta Taça da Liga para o seu palmarés, tornando-se ainda na equipa que mais vezes chegou à final, e que nunca perdeu no último jogo da competição. Daqui a uma semana a formação da Luz joga em Turim frente ao Sevilha, naquele que poderá ser o terceiro troféu da época para o Benfica.