O Sporting da Covilhã, da II Liga, eliminou hoje o primodivisionário Penafiel da Taça da Liga de futebol, na conclusão da segunda fase da prova, que também registou a qualificação de Boavista e Rio Ave.

Os penafidelenses, a jogar em casa, não conseguiram mais do que o golo solitário, apontado por Rabiola, aos sete minutos, e ficaram pelo “caminho”, à custa da derrota na primeira mão, por 3-1, no reduto dos serranos.

A tarefa mais fácil da tarde calhou ao Boavista, que goleou o Oriental por 5-0, depois do empate sem golos registado no primeiro jogo. Uchebo (nove minutos), Anderson (23), Leozinho (33, de grande penalidade), Brito (68) e Ancelmo (90+1, de grande penalidade) assinaram os tentos dos "axadrezados", que atuaram durante cerca de uma hora em superioridade numérica.

Na terceira partida do dia, o Rio Ave viu-se obrigado a "desempatar" as duas mãos frente ao Desportivo de Chaves através da marcação penáltis, tendo em conta o "nulo" de hoje, no final dos 90 minutos, e o empate a um golo em Chaves.

O Sporting da Covilhã e o União da Madeira, que afastou o Paços de Ferreira, são os sobreviventes da II Liga, sendo que Desportivo de Chaves, Académico de Viseu (perante o Belenenses) e Trofense (Moreirense) apenas caíram nas grandes penalidades.

Com o apuramento de Boavista e Rio Ave, a I Liga tem 14 representantes, pois já se haviam qualificado Gil Vicente, Belenenses, Arouca e Moreirense, que se juntaram aos oito primeiros de 2013/14 (Benfica, Sporting, FC Porto, Estoril, Nacional, Marítimo, Vitória de Setúbal e Académica).

A terceira fase da competição vai iniciar-se em finais de dezembro, em modelo de competição por grupos.