O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Luís Duque, reconheceu esta quarta-feira, no Porto, durante o sorteio da 3.ª fase da Taça da Liga de futebol, o prestígio, o reconhecimento crescente e a excelência da prova.

“A Taça da Liga é uma prova jovem, que já tem a sua marca nas competições profissionais”, afirmou Luís Duque na introdução ao sorteio, agradecendo aos clubes associados da LPFP o facto de terem abdicado dos prémios inerentes à sua participação.

Luís Duque realçou o empenho das equipas participantes na prova, que irá ter a final em abril, em Coimbra, bem como dos parceiros comerciais, e prometeu para breve “novidades que irão surpreender toda a comunidade futebolística”.

A 3.ª fase da Taça da Liga será disputada por dois grupos de quatro equipas e dois de cinco, tendo o Benfica, detentor do troféu, que já venceu em cinco das sete edições, ficado integrado no Grupo A, juntamente com Nacional, Arouca e Moreirense.

Para o representante “encarnado”, Lourenço Coelho, que destacou a vantagem teórica de disputar dois jogos em casa, a Taça da Liga é uma prova que tem ganho dimensão de ano para ano e a ambição do clube é a mesma de sempre, marcar presença na final e vencer.

Reinaldo Teles, representante do FC Porto, clube que ficou integrado no Grupo D, juntamente com Académica, Rio Ave, União da Madeira e Sporting de Braga, reconheceu que os “dragões” não vão ter tarefa fácil para se qualificarem para as meias-finais.

“Estamos no grupo mais forte e com mais um jogo [dado que integra cinco equipas]”, reconheceu Reinaldo Teles, fazendo votos para que seja este ano que o FC Porto conquiste o troféu que lhe falta no seu museu.

O Rio Ave, finalista vencido na última edição – na final ganha pelo Benfica (2-0) – integra também o Grupo D e o representante dos vila-condenses, Miguel Ribeiro, reconheceu que será extremamente difícil, mas não impossível, repetir o feito.

“Temos no grupo um vencedor [Sporting de Braga] e um finalista [FC Porto] da prova, mas o Rio Ave tem uma responsabilidade e história a defender. Vamos a jogo com a ambição de vencer o grupo”, disse.

Rui Casaca, representante do Sporting de Braga, reconheceu igualmente que os “arsenalistas”, que pela primeira vez não foram cabeça de série no sorteio, ficaram inseridos num grupo muito forte.

“Estamos empenhados em fazer uma boa prova e ir o mais longe possível”, destacou Rui Casaca, que salientou, a título de mal menor, o facto de o jogo com o FC Porto ser disputado em Braga.

O Vitória de Guimarães, que ficou inserido no Grupo C, com Sporting, Vitória de Setúbal, Boavista e Belenenses, e se fez representar no sorteio por Armindo Marques, destacou a importância dos dois jogos em casa.

Quanto à hipótese adiantada pelos dirigentes “leoninos” de o Sporting se apresentar na Taça da Liga apenas com jogadores da equipa B e do plantel júnior, Armindo Marques desvalorizou e referiu que esse não é um problema do Vitória.