O Sporting visita hoje o Vitória de Guimarães, em jogo da primeira jornada do Grupo C da terceira fase da Taça da Liga de futebol, no qual se irá apresentar com vários jogadores da equipa B e dos juniores.

Este facto, que decorre da posição assumida pelo presidente Bruno de Carvalho na sequência do “caso do atraso” do FC Porto, referente à época passada, traz um certo grau de imprevisibilidade ao jogo em função de se desconhecer qual o onze que os “leões” irão hoje utilizar no Municipal de Guimarães, a partir das 20h45.

De resto, o próprio treinador dos vimaranenses, Rui Vitória, confessou que esse facto lhe causou alguns condicionalismos em termos da preparação da estratégia para o jogo e do modelo tático a adotar.

O Sporting sofreu uma derrota (3-0) pesada e inesperada para o campeonato, à 9ª jornada, a 01 de novembro, em Guimarães, com uma exibição medíocre que até motivou críticas públicas de Bruno de Carvalho aos jogadores.

No plano teórico, o Vitória parte com alguma dose de favoritismo, tendo em conta que o Sporting não se irá apresentar na máxima força e o futebol do clube está a atravessar uma crise por força do conflito que estalou entre o presidente do clube e o seu treinador, mas os jogadores “leoninos” poderão querer fazer prova de que estão ao lado do treinador e superar-se.

Bruno de Carvalho reafirmou recentemente, em entrevista à Sporting TV, que os leões irão utilizar na presente edição da Taça da Liga apenas jogadores oriundos dos juniores e da equipa B, além dos jogadores da equipa A exigidos pelo regulamento da prova.

Esta tomada de posição prende-se com o que ocorreu na partida FC Porto-Marítimo, da Taça da Liga da época passada, que se iniciou com cerca de três minutos de atraso em relação à partida Penafiel-Sporting, atraso esse que os leões acreditam ter sido propositado por parte da equipa portista, o que constituía uma violação grave das suas obrigações regulamentares.

O Sporting terá que incluir na ficha de jogo de hoje, em Guimarães, pelo menos cinco atletas das duas últimas convocatórias da equipa principal.