No duelo entre "Vitórias", o Setúbal recebeu o Guimarães no Estádio do Bonfim, em jogo da terceira jornada do grupo C da Taça da Liga. Os homens da casa acabaram por vencer por 2-0, com golos de Schmidt (71') e Pelkas (75'), ambos marcados de grande penalidade, perante os 308 espetadores presentes.

A formação do Sado, que acabara de ver Domingos Paciência sair devido à série de maus resultados (oito derrotas em nove jogos), queria vencer e apresentar uma boa exibição para impressionar o novo treinador, Bruno Ribeiro, que assistia ao jogo na bancada. Lukas Raeder, M. Lourenço, Kiko e Paulo Tavares foram as alterações promovidas por Rui Santos, técnico interino para este encontro.

Já Rui Vitória apresentou uma equipa com várias mudanças em relação à derrota (2-0) diante do Sporting, na primeira jornada da competição. Douglas, na baliza, e Nii Plange, Ricardo e Gui foram os únicos elementos que resistiram para este encontro. Ambas as formações precisavam de vencer para ainda sonharem com a meia-final.

O Vitória de Setúbal, 3.º classificado do grupo (um ponto), começou mais dominador e mais rápido, tendo um par de boas oportunidades para colocar Douglas à prova. Contudo, os cruzamentos para a área não saiam bem e, por essa razão, os avançados iam lutando mais do que brilhando.

A formação minhota, última na tabela (zero pontos) desta prova, sentia dificuldades para sair a jogar com a bola controlada para o ataque, porque do outro lado estava um Setúbal muito pressionante, que fechava muito bem os espaços na sua zona defensiva. Neste sentido, os vimaranenses procuravam muitas vezes os remates de meia distância.

A melhor oportunidade aconteceu apenas aos 42’, com Zequinha a conduzir a bola em grande velocidade pelo centro do terreno, tabelando depois com João Schmidt, que devolveu o passe para o centro. O mesmo Zequinha acabou por não conseguir receber a bola quando só tinha a oposição do guardião nortenho.

Igualdade sem golos ao intervalo num jogo onde os setubalenses fizeram mais para se adiantarem no marcador. O sentido do perigo inverteu-se no 2.º tempo com a formação vitoriana a estar mais próxima da área adversária.

Crivellaro teve uma grande oportunidade para abrir o marcador após remate cruzado, mas o esférico passou rente ao poste esquerdo de Reader. A partida estava bloqueada e foi João Capela, árbitro do jogo, que o desbloqueou ao assinalar um penálti após braço na bola de Moreno. Schmidt converteu de forma exemplar e adiantou a turma da casa no marcador.

Quatro minutos depois, aos 75’, nova grande penalidade para os homens do Sado após boa jogada. Luís Rocha, lateral esquerdo do Guimarães, vê a bola tocar-lhe na mão e acaba expulso por segundo amarelo. Pelkas, estrado no segundo tempo, converteu o livre de onze metros e aumentou a vantagem.

Após os golos, houve mais uma oportunidade para cada lado, mas o desacerto na finalização foi evidente. Com este resultado, o V. Setúbal tem agora quatro pontos e é 2.º classificado à condição, com menos dois pontos do que o Sporting (defronta esta noite o Belenenses). O Guimarães é último, sem nenhum ponto. A próxima jornada será disputada a 28 deste mês.