O FC Porto derrotou esta quarta-feira a Académica por 4-1, na quarta jornada da fase de grupos da Taça da Liga, garantindo assim a presença nas meias-finais da prova. Jackson Martínez (2), Gonçalo Paciência e Evandro (g.p.) marcaram para o FC Porto. Mbala ainda reduziu para os "estudantes".

O primeiro golo surgiu logo aos cinco minutos de jogo, com Jackson Martínez a aproveitar da melhor forma um erro de Aníbal Capela. O defesa da Académica tentou um drible em zona perigosa e foi devidamente penalizado pelo avançado colombiano, que bateu Cristiano com um remate eficaz.

Os "dragões" não tiraram o pé do acelerador e partiram de imediato em busca do segundo golo, com Cristian Tello a ameaçar a baliza de Cristiano por duas ocasiões (aos 10' e aos 14'). A Académica não conseguia sequer aproximar-se da baliza de Helton e aos 42 minutos via Ofori sair lesionado, substituído por Ricardo Nascimento.

Ao intervalo verificava-se uma vantagem mínima para o FC Porto, mas o resultado pecava por escasso, dado o número de ocasiões para a equipa da casa. Quando o relógio marcava 58 minutos, no entanto, surgiu o inevitável segundo golo. E que golo. Cristian Tello bateu um pontapé de canto e Jackson Martínez finalizou com grande classe, levantando a perna para encostar de calcanhar. Pormenor mágico do colombiano, que se tornou no melhor marcador de sempre no Estádio do Dragão, com 45 golos.

Depois do "bis", Jackson foi substituído por Gonçalo Paciência, mas nem por isso os "dragões" perderam poder de fogo. O angolano M'bala Nzola ainda reduziu para 2-1 aos 72 minutos, após uma boa jogada dos "estudantes" pelo lado direito, mas o FC Porto chegaria ao terceiro pouco depois, precisamente por Gonçalo. Depois de passar por um adversário com um drible cheio de classe, o filho de Domingos Paciência finalizou de pé esquerdo e aumentou para 3-1, estreando-se a marcar pela equipa principal do FC Porto com um grande golo.

O resultado (4-1) ficaria fechado com uma grande penalidade bem convertida por Evandro aos 80 minutos. Com o triunfo, o FC Porto selou a passagem às meias-finais da Taça da Liga. O Marítimo é o próximo adversário.

Recorde os lances do jogo.