O Benfica, detentor do troféu, e o Vitória de Setúbal, vencedor da primeira edição, discutem hoje no Estádio da Luz (19:45) a primeira vaga de finalista na Taça da Liga em futebol.

As ‘águias’, que venceram cinco das sete edições da competição (2008/09, 2009/10, 2010/11, 2011/12 e 2013/14), têm pela frente uma formação sadina que foi a única que lhes impôs uma derrota em 33 jogos na prova.

O desaire aconteceu a 31 de outubro de 2007, graças a um tento de Edinho, aos 83 minutos, e ainda é a única derrota do Benfica na prova: depois disso, soma 32 jogos consecutivos sem perder (27 vitórias e cinco empates).

Foi, aliás, nessa época de estreia que o Vitória de Setúbal conseguiu o seu primeiro e único troféu na Taça da Liga, ao bater na final o Sporting por 3-2 no desempate por pontapés da marca de grande penalidade, após um 0-0 nos 90 minutos.

Na I Liga desta época, Benfica e Vitória de Setúbal já se defrontaram, à quarta jornada, num jogo que proporcionou aos lisboetas a vitória mais dilatada na prova (5-0, com ‘hat-trick de Talisca) e a pior derrota dos sadinos.

No jogo de hoje, o Benfica deverá continuar sem o extremo argentino Gaitán, que falhou o dérbi com o Sporting no domingo (1-1), mas poderá ver regressar uma baixa de longo tempo, o médio Ruben Amorim, lesionado desde início da época.

O médio ‘encarnado’ sofreu, à segunda jornada, a 24 de agosto, uma rotura total do ligamento cruzado do joelho direito, no jogo no estádio do Bessa frente ao Boavista, que os lisboetas venceram por 1-0.

O vencedor do jogo de hoje entre Benfica e Setúbal, que será dirigido pelo árbitro portuense Rui Costa, disputará a final da Taça da Liga frente ao Marítimo ou ao FC Porto, equipas que disputam a outra meia-final da prova apenas a 02 de abril, no Funchal.

Programa das meias-finais:

- Hoje, 11 fev:

Benfica – Vitória Setúbal, 19:45.

- Quinta-feira, 02 abr:

Marítimo – FC Porto, 19:45.