O Benfica, vencedor de cinco das sete edições, é favorito a vencer o estreante Marítimo na final da Taça da Liga, que terá como novidade a tecnologia da linha de golo, sexta-feira, em Coimbra.

Sem um único desaire na prova na ‘era’ Jorge Jesus – apenas não venceu em 2012/13, caindo na ‘lotaria’ face ao Sporting de Braga, nas meias-finais – e 100 por cento vitoriosos em finais, os ‘encarnados’ vão procurar dar sequência aos triunfos na Supertaça e no campeonato.

Sem hipóteses de repetir o pleno de 2013/14, face à eliminação perante os ‘arsenalistas’ na Taça de Portugal, o conjunto ‘encarnado’ só tem um problema, a ausência do extremo argentino Salvio, que se lesionou precisamente face aos insulares, no 4-1 da última ronda do campeonato.

Mesmo já em ‘descompressão’, rumo às férias, o Benfica tem quase tudo do seu lado, incluindo os adeptos, que estarão, certamente, em larga maioria nas bancadas do Cidade de Coimbra, onde o clube da Luz já venceu em 2010/11 e 2011/12.

‘Outsider’, na terceira final da sua história, após as derrotas no Jamor perante Sporting (1994/95) e FC Porto (2000/01), o Marítimo, de Ivo Vieira, tem, no entanto as suas hipóteses, numa época em que, por exemplo, conseguiu vencer o FC Porto em duas ocasiões.

Nos Barreiros, os insulares superaram os ‘dragões’ por 1-0, para o campeonato, e por 2-1 para a Taça da Liga, nas meias-finais, recuperando de desvantagem, com tentos de Bruno Gallo, de grande penalidade, e Marega.

Face aos ‘encarnados’, o panorama é bem diferente, já que o conjunto de Jorge Jesus venceu os dois encontros de forma clara: 4-0 no Funchal, onde Salvio – o grande ausente de sexta-feira – ‘bisou’, e 4-1 na Luz.

Quanto aos ‘onzes’, Jesus tem várias hipóteses para atuar no lado direito do ataque, em substituição do argentino, nomeadamente Sulejmani, talvez o principal favorito, Talisca e Ola John.

De resto, não são esperadas surpresas, com Júlio César na baliza, uma defesa com Maxi Pereira, Luisão, Jardel e Eliseu, os médios Samaris e Pizzi, o extremo Gaitán e os avançados Lima e Jonas, acabados de ‘bisar’ face aos insulares.

Quanto ao Marítimo, Ivo Vieira não terá à sua disposição os lesionados Fernando Ferreira e Dyego Costa, mas já poderá ter Edgar Costa, sendo que deverá apresentar um ‘onze’ similar ao dos últimos encontros para o campeonato.

O conjunto insular poderá alinhar com Welligton na baliza, os defesas Briguel, Patrick Bauer, Raul Silva e Rúben Ferreira, os médios Danilo Pereira, Bruno Gallo e Alex Soares e os extremos João Diogo e Xavier no apoio ao ponta de lança Marega, o substituto de Maazou, que partiu em janeiro.

À margem das equipas, destaque para a introdução da tecnologia de linha de golo. Sete câmaras instaladas no topo do estádio vão ajudar o árbitro Carlos Xistra a ‘ver’ se a bola entrou ou não por completo.

O encontro entre o Benfica e o Marítimo realiza-se sexta-feira, no Estádio Cidade de Coimbra, a partir das 19h45.