O árbitro Carlos Xistra, da AF de Castelo Branco, expôs-se bastante durante a conferência de imprensa de antevisão da final da Taça da Liga, realçando que os juízes do futebol português deviam ter mais voz após os encontros, de forma a defenderem-se das críticas.

“Sou a favor dos árbitros falarem depois dos jogos. O futebol está mais no coração do que na cabeça. Já se tentou fazer isso mas o acolhimento não foi positivo. Por mais que quiséssemos explicar aos adeptos, se fossem casos contra o seu clube, eles não iriam entender. Já houve ocasiões que me apetecia convidar a imprensa para confessar os meus erros…”, disse, esta quinta-feira, Carlos Xista, no auditório do Estádio Cidade de Coimbra.

“Erros há e haverá sempre”, dando depois o exemplo de jogadores que falham golos a dois metros de uma baliza solitária.

"Cada vez mais o erro de um árbitro tem de se associar a um erro de um jogador ou treinador. Esta semana vimos um jogador fantástico a falhar um golo a dois metros da baliza, sem guarda redes pela frente. Será que esse erro não foi mais grave do que um penálti que ficou por marcar ou mesmo um empurrão dentro da área? As pessoas conseguem ver isso mas depois de cinco ou seis repetições…"

Carlos Xistra lembrou que a final de amanhã, em Coimbra, será o pleno de finais das competições nacionais, algo que o deixa muito realizado como árbitro luso.

“As expetativas são as melhores depois de receber a confiança da APAF. Amanhã farei o pleno das finais de todas as competições nacionais. Já arbitrei o Marítimo quatro vezes e o Benfica duas vezes esta época, já as conheço bem, assim como jogadores e treinador. Quero contribuir positivamente para o espetáculo, ter influência positiva. Ao contrário do que é normal, ou aquilo que possam pensar, os árbitros também influenciam positivamente”, disse o juiz.

Sobre a tecnologia da linha de golo, que estará presente no Estádio Cidade de Coimbra, Xistra confessou preferir os assistentes de baliza, mesmo sabendo que continuam a ser mal vistos pela maioria do público.

“Sou mais apologistas dos árbitros de baliza. A sensação que tenho é que a imagem dos árbitros de baliza não é boa. Mas a tecnologia ajuda-nos em exclusivo a saber se é o golo ou não. Estou sempre de acordo com as tecnologias, desde que nos ajudem a avaliar melhor o lance. Fico contente por receber este novo apoio, será uma mais valia”, referiu.

Carlos Xistra abriu ainda o jogo sobre como se prepara para uma final.

“À semelhança do que fiz na época passada, na final da Taça de Portugal, faço scouting dos jogadores das duas equipas, aqueles que são mais velozes, os mais lentos, os mais tecnicistas, assim como a movimentação dos jogadores… Isso tudo é estudado”, disse.

Luís Marcelino e Alexandre Freitas terminam amanhã as suas carreiras.

A final entre Benfica e Marítimo está agendada para as 19h45 desta sexta-feira.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.