A Taça da Liga está prestes a terminar a sua oitava edição, com a final agendada para as 19h45 desta noite, entre Benfica e Marítimo, e o seu troféu já sofreu várias alterações.

Devido ao patrocínio da marca de cerveja dinamarquesa nas primeiras três edições (2007-2010), a Taça da Liga tinha o nome de Carlsberg Cup. Foi por isso, em forma de desvalorização da prova, muitos lhe chamavam a Taça da cerveja.

Na época 2010/2011, a Taça da Liga teve um novo patrocinador, a casa de apostas Bwin e a estética da taça mudou, e muito. A Taça da Liga mudava para a cor negra e forma pontiaguada, gerando alguma contestação junto dos mais conservadores. Após uma sentença do Tribunal do Porto, em janeiro de 2012, a Bwin deixou de poder aparecer em patrocínios ou publicidade. No início de contrato com a Bwin, o presidente da Liga de Clubes da altura, Fernando Gomes, referiu que a Taça da Liga era uma prova extremamente atrativa e por isso não foi difícil arranjar patrocinador. A verdade é que só durou uma época.

Chegando a 2012, o patrocinador principal da prova deixou de interferir no nome e a Taça da Liga passou a chamar-se isso mesmo, apenas Taça da Liga.

O autor do atual troféu da Taça da Liga de futebol é professor no Instituto Politécnico do Cávado e Ave, em Barcelos e explicou que o trofeu é de produção integralmente portuguesa, pesando 6,8 quilos e medindo 70 centímetros. Quanto ao material é constituído por prata na base, ouro no meio e, no topo, uma bola em cristal.

“Sinceramente, não sei o valor material da peça, não faço mesmo ideia”, disse na altura o criador.