O Marítimo foi esta terça-feira ao Estádio do Dragão vencer o FC Porto por 3-1, em partida referente à Taça da Liga. A equipa da Madeira soma agora seis pontos no grupo A e fica próxima do apuramento para as meias-finais. Houve lenços brancos para Lopetegui.

O treinador portista aproveitou a ocasião para rodar a equipa e apostou em jogadores como Victor García, José Ángel e Sérgio Oliveira para o 'onze' inicial. No ataque estava André Silva, que se estreou pela equipa principal portista.

A equipa da casa teve mais ocasiões no primeiro tempo mas não conseguiu concretizar. Dirceu ameaçou pelo Marítimo aos 18' mas cabeceou ao lado e Cristian Tello ficou próximo do golo aos 29 minutos, mas falhou o alvo por pouco.

Aos 41 minutos, o 'menino' André Silva recebeu um cruzamento de José Ángel e ficou de frente para a baliza, mas permitiu a defesa de Salin. Os adeptos portistas demonstravam já então algum nervosismo face ao ritmo lento da equipa.

O intervalo chegou com um nulo mas logo no arranque do segundo tempo o Marítimo gelou pela primeira vez o Dragão. Rúben Ferreira bateu um livre e Fransérgio apareceu a cabecear na área, batendo Hélton.

A vantagem madeirense surpreendia mas a equipa insular fazia questão de demonstrar que não era por acaso: entre os 58 e os 60', o Marítimo dispôs de três ocasiões, mas não conseguiu ampliar.

Aos 69 minutos, porém, Alex Soares fez mesmo o segundo golo da equipa insular. Marcano falhou o corte e o jogador do Marítimo agradeceu a oferta da defesa portista com um chapéu sobre Hélton.

O segundo golo trouxe consigo uma enorme assobiadela por parte dos adeptos portistas e lenços brancos para Lopetegui, que já então viu a sua equipa ficar perto de sofrer um terceiro golo: novo erro da defesa portista e Edgar Costa a falhar por pouco a baliza dos 'dragões'.

Os madeirenses chegariam ainda ao terceiro golo no tempo de compensação, por Marega, após nova falha de marcação de Marcano. Aboubakar conseguiu apenas reduzir para 1-3, a passe de André Silva.

Com o triunfo por 3-1, o Marítimo soma agora seis pontos em dois jogos e pode garantir a presença nas meias-finais da Taça da Liga se não perder na receção ao Famalicão. Dessa forma, eliminará o FC Porto, que soma zero pontos após um único jogo disputado no grupo A.