O Sporting fechou o ano de 2015 com um triunfo importante sobre o Paços de Ferreira para a Taça da Liga por 3-1, e aumentou os índices de confiança para o jogo decisivo com o FC Porto, apesar das muitas poupanças.

No regresso a Alvalade depois da quadra natalícia, o Sporting precisava de retificar as duas derrotas consecutivas fora de portas, que custaram aos 'leões' a eliminação da Taça de Portugal e o primeiro lugar do campeonato nacional, poucos dias antes da receção ao líder FC Porto.

A pensar na receção aos 'dragões', Jorge Jesus fez várias alterações na equipa do Sporting com a estreia absoluta de Schelotto e a titularidade de Aquilani, André Martins, Gelson e Matheus Pereira. Na baliza, Marcelo Boeck foi a primeira escolha do técnico leonino com os centrais Paulo Oliveira e Naldo.

Apesar das poupanças no onze, o Sporting apresentou-se desde cedo uma equipa dominadora e com objetivos bem definidos: a baliza de Rafael Defendi. Com os dois extremos do Sporting 'endiabrados', o Paços de Ferreira sentiu muitas dificuldades para travar o ímpeto ofensivo dos 'leões'.

Aos 8 minutos, o Sporting adianta-se no marcador por intermédio de Aquilani, que aproveitou uma jogada rápida nas alas para surgir em zona frontal para fazer o 1-0 num remate violento e colocado.

Antes do intervalo, a formação de Jorge Jesus já poderia ter dilatado o marcador, mas as intervenções de Rafael Defendi mantiveram a baliza do Paços de Ferreira imune aos ataques do Sporting até ao intervalo.

No entanto, o Paços de Ferreira acabaria por empatar antes do regresso aos balneários num lance caricato de Marcelo Boeck. Na sequência de um livre a beneficiar a equipa da Mata Real, Christian Fiel rematou de muito longe para o fundo das redes leoninas com o guarda-redes brasileiro a deixar a bola passar pode debaixo do seu próprio corpo.

Para o segundo tempo, Jorge Jesus tirou Adrien Silva e lançou João Mário, e o meio campo do Sporting ganhou uma nova dinâmica a atacar. A qualidade de passe de João Mário dava mais profundidade aos extremos do Sporting, e quem beneficiou com isso foi Gelson Martins e Matheus Pereira.

Aos 52 minutos, a velocidade do ataque do Sporting voltou a fazer estragos com um grande golo de Gelson Martins, após jogada bem construída por Matheus e Jefferson no lado esquerdo.

O Paços de Ferreira procurou reagir à desvantagem, e aos 61 minutos Bruno Moreira foi apanhado num fora-de-jogo, mal assinalado pela equipa de arbitragem, que poderia ter causado muito perigo, que, no entanto, continuava a rondar a baliza contrária com mais intensidade.

Aos 65 minutos, Brian Ruiz entrou para render André Martins, e já com Slimani em campo, o Sporting continuou a dominar o adversário, e foi com relativa facilidade que dilatou a vantagem aos 72 minutos de jogo num grande lance de futebol do internacional da Costa Rica após assistência de Matheus Pereira. Isolado frente a Defendi, Ruiz não foi de modos e picou a bola por cima do guarda-redes pacence. Estava feito o 3-1 e a vitória leonina já não escapava.

Apesar da vantagem no marcador, o Sporting sabia que tinha de marcar mais golos para ascender à liderança do grupo C, uma vez que no outro jogo do grupo o Portimonense tinha vencido o Arouca por 4-1.

No último lance de jogo, Slimani esteve perto de bater Defendi, mas o remate do avançado argelino foi ao poste e impediu os 'leões' de terminar o ano de 2015 na liderança do grupo C.

Com este resultado, o Sporting termina o ano 2015 sem derrotas em casa nas competições nacionais, algo que já não acontecia desde 1997, e pode encarar a receção ao FC Porto com otimismo reforçado apesar de estar já há cinco jogos consecutivos a sofrer golos.