O Benfica ostenta um domínio quase absoluto na Taça da Liga em futebol, com seis títulos em oito edições e uma série de invencibilidade que já vai em 38 jogos e mais de oito anos.

O clube da Luz, que defronta esta sexta-feira o Marítimo na final da nona edição, uma reedição da oitava, venceu a prova em 2009, 2010, 2011, 2012, 2014 e 2015, falhando apenas em 2008 e 2013, afastado pelas equipas que ganharam os respetivos troféus, o Vitória de Setúbal e o Sporting de Braga.

A formação sadina foi, aliás, a única a bater os ‘encarnados’ na prova (2-1 no Bonfim, a 31 de outubro de 2007, com Edinho a decidir aos 83 minutos), pois, em 2012/13, os ‘arsenalistas’ afastaram as ‘águias’ nos penáltis.

No total, o Benfica tem seis títulos, e mais uma final garantida - na qual procura repetir o ‘tri’ alcançado domingo no campeonato -, ostentando um total de 33 vitórias, sete empates e a tal derrota com os sadinos.

Quanto a finalistas vencidos, o Sporting e o FC Porto encabeçam a lista, com dois desaires, sendo que ambos perderam uma vez com os ‘encarnados’, enquanto o Paços de Ferreira, então com Rui Vitória, o Gil Vicente, o Rio Ave e o Marítimo perderam as restantes finais, sempre face aos ‘encarnados’.

O domínio do Benfica na prova não começou na edição inaugural (2007/08), já que os ‘encarnados’ caíram, então, na quarta ronda, superados, a duas mãos, pelo Vitória de Setúbal, que ganhou em casa por 2-1, após empatar 1-1 na Luz.

Os comandados de Carlos Carvalhal - que está a jogar o acesso à ‘Premier League’, ao comando do Sheffield Wednesday - viriam a vencer a prova, ao derrotarem o Sporting na ‘lotaria’ das grandes penalidades (3-2), com o guarda-redes Eduardo, um dos ‘23’ lusos para o Euro2016, em ‘grande’.

Começou, na época seguinte, o domínio do Benfica, que não mais perdeu qualquer jogo da Taça da Liga, seguindo numa série que já vai em 38 jogos sem derrota: 33 vitórias, incluindo triunfos nos derradeiros 10 encontros, e cinco empates, três dos quais com direito a desempates por penáltis.

Em 2008/09, os ‘encarnados’, comandados pelo espanhol Quique Flores, chegaram ao seu primeiro título, precisamente nas grandes penalidades, que vitimaram novamente o Sporting.

Os ‘leões’ adiantaram, por Pereirinha (48 minutos), mas um penálti, inexistente, de Jose Antonio Reyes (76) atirou a decisão para o desempate por grandes penalidades, com Quim como ‘herói’, ao parar três (Rochemback, Derlei e Hélder Postiga), e Carlos Martins a selar o 3-2.

Na época seguinte, a vitória foi bem mais categórica, pois incluiu um triunfo por 4-1 em Alvalade, face ao Sporting, nas meias-finais, e outro por 3-0 frente ao FC Porto, na final, com tentos de Ruben Amorim, Carlos Martins e Cardozo.

Em 2010/11, o terceiro ‘caneco’ também passou por um triunfo nas ‘meias’ face ao Sporting, desta vez na Luz, e com um golo a acabar de Javi Garcia (2-1). Na final, a primeira em Coimbra, novo triunfo por 2-1, face ao Paços de Ferreira.

O quarto triunfo consecutivo também teve como ponto alto a meia-final, com o Benfica a receber e bater o FC Porto por 3-2, depois de estar a perder por 2-1, num embate decidido pelo suplente Cardozo, aos 77 minutos. Na final, Saviola selou o triunfo por 2-1 sobre o Gil Vicente, aos 84.

Em 2012/13, os ‘encarnados’ não perderam qualquer jogo, mas caíram nas ‘meias’, frente ao Sporting de Braga. Após um empate a zero, Quim voltou a ser ‘herói’ dos penáltis, agora na baliza dos ‘arsenalistas’ (3-2).

Depois de afastarem o Benfica, os minhotos, de José Peseiro, venceram a sexta edição, ao superarem na final o FC Porto por 1-0, em Coimbra, graças a uma grande penalidade apontada, em cima do intervalo, pelo brasileiro Alan.

Na época seguinte, e mesmo sempre com muitas poupanças, o conjunto da Luz voltou a ganhar, em mais um trajeto marcado pela meia-final: os ‘encarnados’ jogaram mais de uma hora com 10, mas seguraram o ‘nulo’ no Dragão e, depois, eliminaram o FC Porto nos ‘penáltis” (4-3).

A final foi em Leiria e o Benfica superou o Rio Ave por 2-0, com tentos do internacional espanhol Rodrigo e do ‘capitão’ Luisão, que esteve nos seis títulos ‘encarnados’ e pode alcançar sexta-feira o seu sétimo.

Em 2014/15, a formação ‘encarnada’ chegou sem dificuldades à sexta final, com quatro triunfos e 10-0 em golos, para, em Coimbra, superar o Marítimo por 2-1, num embate resolvido, aos 80 minutos, pelo holandês Ola John.

Na presente temporada, o Benfica apresenta, para não variar, um percurso 100 por cento vitorioso, que inclui um 6-1 no reduto do Moreirense e um triunfo caseiro face ao Sporting de Brga por 2-1, nas ‘meias’, com reviravolta.