Com um terço do campeonato praticamente concluído, as atenções do futebol português viram-se para a Taça da Liga. A fase de grupos da competição começa já esta terça-feira e os 'grandes' do futebol vão a jogo. O Benfica vai à procura do quarto título seguido, mas FC Porto e Sporting também estão na corrida.

O primeiro dos três candidatos ao título a entrar em campo é o FC Porto já esta terça-feira. No Dragão procuram-se golos com urgência depois de três jogos sem marcar e quatro empates seguidos. A equipa de Nuno Espírito Santo vem de um nulo com o Belenenses no Restelo e vai voltar a enfrentar a equipa lisboeta, mas no Estádio do Dragão.

Com os dois pontos perdidos ainda vivos na cabeça, os ‘dragões’ partem como favoritos no grupo B que conta ainda com Moreirense e Feirense que se enfrentam no outro jogo.

O FC Porto nunca conseguiu conquistar nenhuma edição da Taça da Liga. O melhore resultado que os ‘azuis e brancos’ foi uma ida à final que terminou com uma derrotada pesada com o Benfica por 3-0 (2009/10) no Estádio do Algarve.

Depois dos ‘dragões’ entram os ‘leões’

Na quarta-feira é a vez do Sporting entrar em prova. A equipa de Jorge Jesus vai enfrentar o Arouca num jogo que se prevê 'quente' depois dos acontecimentos do último encontro entre ambos em Alvalade. Conflitos entre presidentes à parte, os 'leões' querem vencer e assumir desde cedo o controlo do grupo A e começar a pavimentar a passagem à próxima fase.

No outro jogo, Vitória de Setúbal e Varzim encontram-se na Póvoa para disputar entre si os três pontos. Enquanto os 'sadinos' têm história na competição, – venceu a primeira edição da Taça da Liga – os homens da Póvoa vão tentar a surpresa num grupo em que não são favoritos.

O ‘leões’ também vão à procura de conquistar o primeiro troféu da Taça da Liga. A equipa leonina fica ligada à primeira edição da prova uma vez que, no ano de estreia, foi à final com o Vitória de Setúbal que acabou por levantar a taça.

As restantes equipas que fazem parte da fase de grupos da Taça da Liga só entram em ação no próximo dia 29 de dezembro. No grupo C, SC Braga discute com Rio Ave, Marítimo e Sporting da Covilhã o apuramento enquanto o grupo D alberga Benfica, Vitória de Guimarães, Paços de Ferreira e Vizela.

Criada em 2007/08, a Taça da Liga ainda só conheceu três vencedores nas nove edições já realizadas. O Benfica é o clube com mais Taças da Liga conquistadas. Os 'encarnados' venceram sete edições da competição e estão, atualmente, numa série de três vitórias seguidas