Benfica venceu, esta terça-feira, o Vitória de Guimarães por 2-0 e garantiu o bilhete para a final-four da Taça da Liga.

E pronto. Depois da primeira fase da Taça da Liga, só há um grande a dizer presente na final-four: O Benfica. Como aliás tem sido tradição desde a altura da sua criação – em 2006/2007 – o clube encarnado tem tudo para continuar a ser o grande dominador da prova - Confira a análise do jogo

Tanto Sporting como FC Porto ainda não sabem ainda o que é levantar este caneco. Fazendo contas apenas às finais, o clube verde-e-branco só marcou presença numa e os dragões em duas. Logo na primeira edição da prova, os leões lograram chegar à final frente ao Vitória de Setúbal, mas acabaram derrotados. Um ano volvido, a equipa verde-e-branca sofreu novo desaire frente ao Benfica, numa final que fez correr muita tinta.

Também o FC Porto não teve melhor sorte na competição. Em 2009-2010 foi derrotado no jogo decisivo frente ao Benfica por claros 3-0. Em 2012/2013 voltou a cair aos pés do SC Braga (1-0).

O clube da luz leva sete troféus em nove edições, registo que mostra bem a capacidade que a equipa da Luz tem tido nessa competição. Aliás, o Benfica é o único clube 'grande' que se encontra em todas as frentes: Liga dos Campeões, Taça de Portugal, Taça da Liga e I Liga. Ontem impôs-se de forma categórica frente ao Vitória de Guimarães (2-0), mesmo fazendo descansar algumas das suas principais pedras. Rui Vitória apostou num onze Rafa e Gonçalo Guedes em posições mais centrais, apoiados por Carrillo e Zivkovic a partir das alas. Gonçalo Guedes acabou por ser o homem do jogo ao apontar os dois tentos do emblema encarnado. A equipa de Rui Vitória somou três vitórias em outros tantos jogos na Fase de Grupos: Na primeira jornada venceu o Paços de Ferreira por 1-0, com um golo de Pizzi. Na segunda jornada, goleou o Varzim por 4-0.

Na nona meia-final das águias na prova, em 10 participações, o Benfica vai tentar frente ao Moreirense atingir mais uma final e tentar assim juntar assim mais uma Taça da Liga ao seu pecúlio.

O clube encarnado realizou até esta fase da temporada um arranque absolutamente fulgurante: Na Liga dos Campeões ultrapassou a fase de grupos e nos oitavos de final vai defrontar o Borussia Dortmund. Na Taça de Portugal, os encarnados estão nos quartos-de-final medindo forças com o Leixões.

Já no campeonato, os tricampeões portugueses lideram com seis pontos de vantagem sobre o FC Porto e oito sobre o Sporting. As águias averbaram apenas dois empates – Frente a FC Porto e Vitória de Setúbal e uma derrota na Madeira com o Marítimo.