A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) vai promover "uma ação pioneira a nível mundial" na ‘final four’ da Taça da Liga, utilizando um sistema de identificação de cores nos suportes de comunicação, credenciação e acessibilidades.

De acordo com a nota informativa difundida esta terça-feira pela LPFP, o código ColorADD, sistema destinado a auxiliar os daltónicos com base nas três cores primárias (amarelo, azul e vermelho), será visível na sinalética do Estádio Algarve, na bilhética e na credenciação.

Os uniformes dos elementos do ‘staff’ da LPFP e dos participantes em várias atividades paralelas da ‘final four’, a decorrer de 25 a 29 de janeiro, bem como o Jogo das Lendas, Torneio Inter-Escolas e Corrida do Adepto também utilizarão o sistema.

Segundo o presidente da LPFP, Pedro Proença, trata-se de “mais uma iniciativa no âmbito da responsabilidade social a que o organismo se obriga e que permite tornar o espetáculo do futebol mais inclusivo”.

“Queremos que o futebol seja mesmo para todos”, referiu Pedro Proença.

Para Miguel Neiva, presidente da Associação ColorADD e criador do código, existente desde o ano 2000, esta é “uma ferramenta capaz de incluir sem discriminar, que não obriga à assunção da dificuldade em entender a cor perante a sociedade”.

A associação liderada por Miguel Neiva pretende “contribuir para a inclusão e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos com dificuldade de interpretação de cores, oferecendo aos daltónicos independência aquisitiva e integração social, dada a transversalidade da sua aplicação em todos os quadrantes da sociedade”.

O código recebeu, desde o início do milénio, a Medalha de Ouro da Comemoração da Declaração Universal dos Direitos do Homem, o Prémio de Acessibilidade aos Transportes pelo IMTT, ambos em 2012, a Medalha Municipal de Mérito – Grau Prata atribuído pela Câmara Municipal do Porto e uma Menção Honrosa atribuída pela APMP, ambos em 2013.

O daltonismo, perturbação da perceção visual caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, é uma limitação não visível, incurável, transmitida hereditariamente e que afeta cerca de 350 milhões de pessoas em todo o Mundo, maioritariamente homens.