Moreirense

30-01-2017 12:05

Benfica é talismã para os vencedores da Taça da Liga

Taça da Liga vai em dez edições disputadas. Benfica já conquistou sete edições. Moreirense, SC Braga e Vitória de Setúbal são os restantes emblemas que conquistaram a prova com a particularidade de terem todos alcançado triunfos sobre o Benfica.
Moreirense vence Taça da Liga

Moreirense, SC Braga e Vitória de Setúbal são os restantes emblemas que conquistaram a Taça da Liga com a particularidade de terem todos alcançado triunfos sobre o Benfica.

Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt

O Moreirense fez história no passado domingo no Algarve ao conquistar pela primeira vez a Taça da Liga com um triunfo sobre o SC Braga na final por 3-1. A formação de Moreira de Cónegos deixou pelo caminho equipas como FC Porto e Benfica, e entrou para o restrito panteão de vencedores da competição juntando-se a Vitória de Setúbal, SC Braga e o Benfica.

Com dez edições realizadas até ao momento, a Taça da Liga, apelidada recentemente de Taça CTT, é claramente dominada pelo Benfica, clube que conquistou o troféu em sete ocasiões e que até ao jogo de quinta-feira com o Moreirense levava uma série impressionante de 42 jogos sem perder. O emblema da Luz tem sido implacável nesta competição e curiosamente todos os vencedores desta prova que conseguiram 'furar' o domínio encarnado fizeram-no ao eliminar o Benfica.

Na primeira edição da Taça da Liga da época 2007/2008, o Vitória de Setúbal de Carlos Carvalhal conquistou o troféu ao vencer o Sporting na final na marcação de grandes penalidades. O emblema sadino alcançou a 4ª eliminatória da competição depois de eliminar clubes como Gondomar e SC Braga. Nesta fase da prova, a 4ª eliminatória ainda era disputada a duas mãos e o adversário era o Benfica, que tinha eliminado o Estrela da Amadora nas grandes penalidade na 3ª eliminatória. No Estádio da Luz, a formação comandada por Antonio Camacho evitou a derrota frente ao Vitória de Setúbal nos últimos minutos de jogo com um golo do norte-americano Freddy Adu a fixar o resultado final em 1-1, depois do golo madrugador de Matheus aos 12 minutos. Duas semanas depois, o Benfica visitava o Bonfim para o jogo da segunda mão e onde seria derrotado pela primeira vez na prova com os golos de Matheus, aos 67 minutos, e Edinho, aos 82 minutos (esse mesmo que marcou o golo que eliminou o Sporting esta época da competição). Freddy Adu ainda reduziu aos 85 minutos com uma grande penalidade muito polémica, mas o golo do norte-americano já não chegou para relançar o jogo.

Depois de eliminar o Benfica na 4ª eliminatória, o Vitória de Setúbal seguiu para uma fase de grupo onde disputou o acesso à final frente a Sporting, Beira-Mar e Penafiel. Os sadinos venceram então o Sporting por 1-0, com um golo de Filipe Gonçalves, e garantiram o apuramento para a final da Taça da Liga com um empate a 1-1 com o Penafiel e um triunfo sobre o Beira-Mar por 3-0. No derradeiro jogo, o Vitória de Setúbal venceu a primeira edição da prova ao derrotar o Sporting na final na marcação de grandes penalidades após 0-0 no tempo regulamentar.

Em 2012/2013, o SC Braga quebrou a hegemonia do Benfica nesta competição ao conquistar o título na final frente ao FC Porto com um golo de Alan. Os 'minhotos' asseguraram a passagem à final da prova depois de eliminar o Benfica nas meias-finais na decisão de grandes penalidades após um nulo no marcador durante o tempo regulamentar. Na final disputada em Coimbra, o SC Braga assegurou o primeiro troféu nesta prova ao derrotar o FC Porto de Vítor Pereira por 1-0.

Já este ano, o Moreirense, vencedor da competição, alcançou o feito inédito no seu historial ao derrotar pela primeira vez FC Porto, Benfica e SC Braga para alcançar o seu primeiro troféu no escalão máximo do futebol português. A vitória sobre o Benfica por 3-1, colocou a formação comandada por Augusto Inácio na final da Taça da Liga, onde acabaria disputar com o SC Braga um troféu inédito. Um golo de Cauté de grande penalidade deu a vitória sobre os 'bracarenses' e permitiu ao Moreirense um lugar no panteão dos vencedores da Taça da Liga, onde o Benfica com sete títulos é o dominador absoluto em dez anos de competição. Moreirense, SC Braga e Vitória de Setúbal são os restantes emblemas que conquistaram a Taça da Liga com a particularidade de terem todos alcançado triunfos sobre o Benfica.

*Nota de redação: O artigo foi corrigido em relação ao número de edições disputadas, tendo sido a primeira em 2007/2008, a presente edição de 2016/2017 completa um total de dez edições.

Conteúdo publicado por Sportinforma