O Preston North End, do segundo escalão do futebol inglês, protagonizou hoje uma surpresa na segunda eliminatória da Taça da Liga inglesa, ao vencer o primodivisionário Watford, orientado pelo ex-treinador do Benfica Quique Flores, por 1-0.

Mas se o Watford foi eliminado da competição, outras equipas que alinham na ‘Premier League’ sentiram grandes dificuldades para superar adversários de escalões inferiores, entre os quais o Crystal Palace, que necessitou de um prolongamento para vencer por 4-1 na receção ao Shrewsbury Town, da League One [III escalão], depois de um empate a um golo no fim do tempo regulamentar.

Outra equipa do principal escalão forçada a ir a prolongamento foi o Stoke City, embora este na condição de visitante, ao permitir que o modesto Luton Town, da ‘League Two’ [quarto escalão], levasse o jogo para o tempo extra graças a um golo já em período de compensações. No entanto, a equipa mais cotada acabou por ser mais competente nos penáltis e o Luton ficou pelo caminho.

O West Bromwich também só conseguiu assegurar a continuação na Taça da Liga através da série de penáltis, na sequência de um nulo que se manteve durante 120 minutos frente ao Port Vale, da ‘League One’, apesar de estar a jogar em casa.

Não menos surpreendente foi o empate a três golos do Aston Villa na receção ao Notts County, da ‘League Two’, o que arrastou a partida para o prolongamento, no qual a equipa mais forte acabou por impor os seus argumentos futebolísticos ao marcar mais dois golos que fixaram o resultado em 5-3.

As equipas da ‘Premier League’ que justificaram o seu estatuto foram o Swansea que venceu na receção ao York, da League Two, por 3-1, com o ponta de lança internacional português Éder a jogar os 90 minutos e a ficar em branco, o Leicester, que foi ao terreno do Bury, da ‘League One’, ganhar por 4-1, o Bournemouth que goleou fora o Hartepool United, da ‘League Two’ por 4-1 e o Sunderland que recebeu e venceu o Exeter, também da ‘League Two’, por 6-3.

Outra equipa conceituada da ‘Premier League’, o Newcastle não sentiu problemas para se impor por 4-1 ao modesto Northampton, da ‘League Two’, mas o Norwich City já se viu e desejou para ultrapassar o Rotherham, da ‘Championship’ por 2-1, com o segundo golo dos visitantes a ser marcado pelo avançado holandês e ex-sportinguista, Ricky van Wolfswinkel, aos 68 minutos.

O sorteio para a terceira eliminatória determinou, entre outros, um embate londrino entre Tottenham e Arsenal, em White Hart Lane, a visita do Chelsea ao terreno do Walsall, da ‘League One’ e a receção do Sunderland ao Manchester City.