"O Sporting que se cuide", diz, entre sorrisos, o presidente dos Pescadores da Costa da Caparica, João Horta Gato, um sportinguista confesso desde os tempos em que praticou pugilismo ao serviço do clube de Alvalade.

No "combate" do próximo domingo, da quarta eliminatória da Taça de Portugal (17:45), João Gato, acredita que os Pescadores têm uma janela de "oportunidade", numa fase de época em que a equipa atravessa um bom momento, em contraponto com o Sporting.

Os Pescadores são líderes invictos da Série F da III Divisão (com sete vitórias e um empate) e o Sporting vem de um momento de alguma convulsão interna, com a saída de Paulo Bento e a entrada de um novo técnico, Carlos Carvalhal.

O jogo da Taça será, aliás, a estreia de Carvalhal à frente dos "leões" e os Pescadores esperam tirar vantagem disso.

"Estamos convencidos que isso pode jogar a nosso favor. O Carvalhal não terá tido tempo ainda para conhecer bem o João Moutinho, os seus jogadores e isso pode jogar a nosso favor", referiu João Gato.

Com um campo sintético e sem capacidade logística para receber o Sporting, os Pescadores preparam-se para atravessar a ponte e defrontar a equipa leonina no Restelo, num jogo que está a mobilizar a população da Costa da Caparica.

A poucos metros do Estádio, o comércio local tem as vitrinas decoradas com cartazes do jogo da Taça e João Gato aproveita para revelar que a Junta de Freguesia está a organizar viagens gratuitas até Lisboa.

A ideia é mobilizar para o jogo muito mais do que os 900 sócios do clube e o facto de encontrar um "grande" do futebol português foi um desejo desde logo manifestado após a equipa vencer o Cinfães (III Divisão) na anterior eliminatória.

"Tínhamos vindo de Cinfães e conversámos que era bom que agora nos calhasse um dos grandes. O presidente da Junta até fez um pequeno discurso nesse jantar e disse: é muito bem capaz de sair o Benfica na próxima jornada", contou o dirigente.

Não foi o Benfica mas foi o Sporting e a "notícia" foi recebida com grande satisfação "pela direcção e pela população da Costa da Caparica", acrescentou o dirigente.