O guarda-redes freamundense Tó Figueira, que defendeu os pontapés de Cervantes e Tiago Luís, na segunda série do desempate por pontapés da marca de penalti, foi a figura do jogo, redimindo-se dos dois lances de que resultaram os golos leirienses, onde pareceu mal batido.

A vantagem do Freamunde ao intervalo (1-0) espelhava a melhor qualidade dos locais, que iniciaram o jogo com três defesas, um meio-campo alargado a cinco jogadores e dois avançados.

A União de Leiria, a jogar em "4-4-2", sentiu dificuldades em construir jogo e não conseguiu criar lances de perigo, que no primeiro tempo estiveram limitados à sua própria área.

O guarda-redes Duricic, aos 14 minutos, não segurou o remate de Emanuel, na cobrança de um livre. Na insistência, Bertinho ainda fez a bola tocar o ferro e, na continuação do lance, o mesmo jogador, em posição frontal, atirou por cima à entrada da área, no que viria a ser imitado por Luiz Carlos, aos 19.

O Freamunde chegou ao merecido golo aos 39 minutos, por Cascavel, um dos melhores em campo, após assistência de Kika, na esquerda, que tirou proveito de uma hesitação de Panandetiguiri.

Lito Vidigal tirou Silas, muito apagado, ao intervalo e colocou Ronny, autor do golo da igualdade, aos 71 minutos, num remate violento e de muito longe da baliza, com Tó Figueira a parecer ter sido mal batido.

Dois minutos volvidos, aos 73, Elias, acabado de entrar no jogo, rematou de longe e voltou a contar com a infelicidade de Tó Figueira para marcar e colocar a sua equipa em vantagem pela primeira vez no jogo.

O Freamunde não acusou os golos, que soaram a algo de injusto, apesar de o Leiria ter surgido melhor em campo no segundo tempo, e avançaram no terreno em busca da merecida igualdade, que surgiu aos 87 minutos, num cabeceamento de Bertinho, após canto de Marco Cláudio.

O Freamunde ainda voltou a marcar por Cascavel, mas o lance foi invalidado por suposta falta do avançado freamundense, que voltou a estar perto do golo aos 113 minutos, mas preferiu assistir Bertinho quando estava isolado e se pedia mais o remate à baliza.