Foram precisos serem marcados 30 grandes penalidades para se encontrar o vencedor deste encontro entre Belenenses e FC Porto. Os portistas acabaram por ser mais felizes, depois de Romário falhar o último penálti e Farías não falhar perante Bruno Vale. Um jogo muito equilibrado em que a sorte ditou o vencedor.

Na primeira parte do prolongamento, Rodriguez foi expulso, vermelho directo, por falta sobre Fredi, à entrada da área. Aos 20 minutos, Zé Pedro quase marcava, depois de passar toda a defesa portista, mas a bola bateu no poste. Antes disso, perdida incrível de Farias, no coração da grande área, a chutar mal a bola.

Com o jogo empatado a uma bola, Lima ainda marcou aos 81, num potente remate de fora da área, fazendo o 2-1. Quando tudo parecia resolvido para os homens da casa, Rodriguez, aos 85, conseguiu empatar o jogo que já parecia perdido para os “dragões”.

Com uma equipa bastante “remendada”, o Belenenses bateu-se bem frente a um FC Porto irreconhecível, e que contou com os habituais titulares em campo.  Sem margem para dúvida, pertenceram aos “dragões” as melhores oportunidades de golo, mas os pupilos de Jesualdo Ferreira mostraram grandes dificuldades de finalização.

No campeonato, a distância pontual é bem evidente, mas, hoje, o FC Porto não se conseguiu impor perante um Belenenses que não se limitou a ver jogar. Mais afoitos na primeira parte, os homens do Restelo acabaram por abrandar no segundo tempo, encostando-se à sua área, criando um muro intransponível.

Lima foi quem inuagurou o marcador aos 13 minutos, num chapéu a Beto, que se saiu mal, para, nem um minuto depois, Falcao, aposto um amortecimento de cabeça de Rodriguez, colocar o marcador em 1-1.

Tal como acontecera frente ao Paços de Ferreira, no último domingo, a desvantagem acordou os “dragões”, que apenas chegaram à baliza de Bruno Vale nessas situações.

Mesmo sem mostrar muito jogo, pertenceram ao FC Porto as duas melhores oportunidades de golo, na primeira parte, com duas perdidas incríveis de Varela. A primeira, aos 31 minutos, dentro da área do Belenenses e só com Bruno Vale pela frente, rematou para as “nuvens”. Três minutos depois, o remate saiu rente ao poste, numa situação idêntica à anterior.

Na segunda parte, mais oportunidades para o FC Porto, com pelo menos quatro situações de grande perigo.