Os golos dos pacenses foram apontados por Maykon e Pizzi, aos 46 e 87 minutos, enquanto os madeirenses marcaram por Leandro Salino, aos 82.

Nacionalistas e pacenses reeditaram o “duelo” da época passada, quando a turma nortenha veio à Madeira assegurar, pela primeira vez na sua história um lugar na final da Taça de Portugal, que veio a perder diante do FC Porto.

A expectativa era grande, com os locais a deterem ligeiro favoritismo, mas sem alguns jogadores - apenas estavam disponíveis 17 - e sem a até agora "estrela" da equipa, Ruben Micael, entretanto transferido para o FC Porto.

O jogo começou em bom ritmo e, aos seis minutos, ocorreram duas sucessivas oportunidades de golo. A primeira para Anselmo, que surgiu isolado perante Cassio, com este a responder bem ao seu remate, enquanto logo a seguir, William cabeceou na área insular, mas Bracalli estirou-se e desviou a bola para o seu poste esquerdo.

O Nacional pegou mais no jogo e Anselmo, aos 25 e 31 minutos, falhou mais duas boas oportunidades de golo, permitindo sempre a defesa a Cássio, enquanto a turma de Ulisses Morais não se limitou a defender e colocou sempre em sobressalto uma intranquila defesa local.

A intranquilidade ficou à vista de todos quando, no primeiro minuto do reatamento, o Paços chegou ao golo, através de um rápido contra-ataque. Manuel José cruzou rasteiro da direita e Maykon surgiu ao segundo poste a rematar cruzado, num lance em que a dupla de centrais madeirense falhou uma intercepção que parecia fácil.

Apesar de ter pressionado o adversário, o Nacional perdeu o discernimento, mas, aos 82 minutos, Leandro Salino, bem isolado por Anselmo, "fuzilou" as redes da baliza de Cássio.

Quando já se aguardava pelo prolongamento, os visitantes chegaram de novo à vantagem, num lance em que Pedrinha cruzou largo da esquerda, a bola sobrevoou toda a área madeirense e surgiu Pizzi ao segundo poste a cabecear sem hipóteses para Bracalli.

Jogo realizado no Estádio da Madeira, no Funchal.

Nacional - Paços de Ferreira, 1-2.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:

0-1, Maykon, 46 minutos.

1-1, Leandro Salino, 82.

1-2, Pizzi, 87.

Equipas:

- Nacional: Bracalli, Patacas, Felipe Lopes, Tomasevic, Nuno Pinto, Cléber (Pedro Pacheco, 81), Leandro Salino, João Aurélio, Pecnik (Edgar Costa, 59), Anselmo e Edgar Silva (Amuneke, 70).

(Suplentes: Elisson, Edgar Costa, Amuneke, Pavlovic, Abdou e Pedro Pacheco).

- Paços de Ferreira: Cássio, Baiano, Danielson, Ricardo, Kelly, Maykon (Carlitos, 90+4), Filipe Anunciação, Pedrinha, Leonel Olímpio, Manuel José (Livramento, 84) e William (Pizzi, 66).

(Suplentes: António Filipe, Jason Davidson, Fábio Pacheco, Pizzi, Carlitos, José Coelho e Livramento).

Árbitro: Paulo Baptista, de Portalegre.

Acção disciplinar: Cartão amarelo para Filipe Anunciação (61), William (61), Ricardo (62) e Leandro Salino (88).

Assistência: Cerca de 1000 espectadores.