As duas equipas não atravessam momentos muito bons no campeonato, com os tetracampeões nacionais a ocuparem o terceiro lugar a seis pontos do duo Sporting de Braga e Benfica, enquanto os "azuis" do Restelo estão ainda piores, ao deterem a "lanterna vermelha" da prova.

Para além da tradição da prova, esta pode então ser a oportunidade para dragões e azuis do Restelo iniciarem um novo ciclo. No FC Porto, destaque ainda para o facto de o novo reforço, Rúben Micael, ter ficado de fora da lista de convocados de Jesualdo Ferreira, adiando assim a estreia com a camisola azul e branca.

Numa fase da prova em que a maioria dos clubes pertence à Liga principal, estes oitavos-de-final vão colocar frente a frente duas formações da II Divisão (terceiro escalão português), quando a Camacha receber o Pinhalnovense, pelo que uma delas marcará presença nos "quartos".

Dos denominados "grandes" do futebol português, o Benfica já não se encontra em prova, depois de ter sido afastado em casa pelo Vitória de Guimarães, enquanto o Sporting tem, aparentemente, a tarefa facilitada, ao receber o Mafra, também da II divisão.

Programa dos oitavos-de-final:

Quarta-feira (20 Jan):
Camacha (II) - Pinhalnovense (II), 15:00.
Nacional (L) - Paços de Ferreira (L), 16:00.
Aliados Lordelo (II) - Naval 1º Maio (L), 16:00.
Rio Ave (L) - Vitória de Guimarães (L), 19:00.
Freamunde (LH) - Sporting de Braga (L), 19:30.
Belenenses (L) - FC Porto (L), 20:45.
Sporting (L) - Mafra (II), 21:00.

Domingo (24 Jan):
Desportivo de Chaves (LH) - Beira-Mar (LH), 15:00.