Quando portistas e vila-condenses entrarem no relvado do Estádio do Dragão, na quarta-feira, o primeiro finalista já será conhecido, uma vez que, na véspera, o Desportivo de Chaves, último resistente da Liga de Honra, vai à Figueira da Foz defender a vantagem de 1-0 alcançada perante a Naval 1.º de Maio.

No jogo da primeira mão, disputado em Vila do Conde, os tetracampeões nacionais derrotaram o Rio Ave, com golos de Ruben Micael, Raul Meireles e Freddy Guarin. Bruno Moraes marcou para os da casa.

O FC Porto, que sábado venceu precisamente o Rio Ave, em Vila do Conde, por 1-0, para a 26.ª jornada da Liga, naquele que foi o seu quarto triunfo consecutivo, não deverá permitir sobressaltos na caminhada para o Jamor.

A presença na final da Taça de Portugal é ponto de honra da equipa orientada por Jesualdo Ferreira, que, arredado da luta pelo "penta", está cada vez mais longe do segundo lugar, que dá acesso à Liga dos Campeões.

O Rio Ave, 11.º classificado da Liga, apesar de se encontrar em desvantagem na eliminatória, não quererá desperdiçar a oportunidade de lutar por um lugar na final, que está à distância de dois golos.

O primeiro finalista da edição de 2009/10 da Taça de Portugal é conhecido na Figueira da Foz, no confronto entre Naval e Desportivo de Chaves.

A formação flaviense, a lutar pela permanência na Liga de Honra, venceu o encontro da primeira mão com um golo de Ricardo Rocha, e espreita a inédita qualificação para a final do Jamor.

Um minuto após a Naval ter visto um golo anulado a Diego Ângelo, e já em período de descontos, Ricardo Rocha cabeceou para o golo da vitória do Desportivo de Chaves perante os actuais 10.º classificado da Liga.

A Naval 1.º de Maio irá procurar contrariar a magra vantagem do Chaves e tirar partido do momento menos bom da equipa orientada por Manuel Tulipa, que ocupa o 15.º e penúltimo lugar da Liga de Honra.