Jesualdo Ferreira reconhece que a equipa do FC Porto é naturalmente favorita à conquista da “prova rainha” do futebol português mas considera que o Desportivo de Chaves tem toda a legitimidade em pensar que pode fazer história na competição. Para o treinador português, o conjunto azul e branco fez um percurso firme na Taça de Portugal e quer agora culminar com a conquista do troféu.

"Vencer títulos é sempre importante para o currículo de treinador e jogadores e, acima de tudo, é o atestado de qualidade para o trabalho de um ano inteiro. Muitas vezes são momentos de vitória que compensam o esforço, a pressão e o envolvimento de toda a temporada. Mas ainda não vencemos nada. Tivemos uma caminhada firme na Taça de Portugal que queremos culminar com a vitória sobre o Desportivo de Chaves, tendo em conta que o adversário, por tudo o que fez e pelo sonho que realizou, tem toda a legitimidade de pensar que pode fazer história." Disse Jesualdo Ferreira ao site da Federação Portuguesa de futebol.

Jesualdo Ferreira pode conquistar a sua segunda Taça de Portugal consecutiva ao serviço do FC Porto. Para o treinador português, o jogo com o Desportivo de Chaves vai ser um jogo especial porque decide uma competição importante.

"A final da Taça de Portugal é um jogo especial porque decide uma competição importante. Todas as finais são especiais e esta não foge à regra, até pela tradição e pelo facto de permitir sucessos a equipas que, historicamente, não estão entre os ditos grandes, nem vencem campeonatos."

Jesualdo Ferreira sabe das dificuldades que o Desportivo de Chaves vai criar ao FC Porto, na Final da Taça de Portugal, mas considera que a equipa do Dragão é favorita pois entra sempre em campo para discutir o triunfo.

"Somo favoritos porque somos o FC Porto e o FC Porto entra sempre em campo para discutir o triunfo, seja num amigável, seja numa final como esta. Temos uma tradição e uma história que queremos enriquecer, mas sabemos que temos de estar ao nosso melhor nível para sermos felizes no final. Para vencer a Taça de Portugal o FC Porto não pode esperar facilidades. Os nomes ou o potencial das equipas não entram em campo."

O FC Porto marca a sua presença na Final pela 27ª vez, sendo ultrapassado apenas pelo SL Benfica que conta com 33 presenças.

No percurso até à Final, os detentores do título eliminaram os seguintes clubes: Sertanense FC, UD Oliveirense, Belenenses, Sporting e Rio Ave.