Em quase 79 anos de história - o primeiro jogo entre Benfica e FC Porto realizou-se a 28 de Junho de 1931, na final do Campeonato de Portugal -, os dois clubes disputaram 214 jogos oficiais, registando-se um “empate técnico”.

Antes de entrarem no Estádio Municipal de Aveiro, Benfica, campeão nacional, e FC Porto, detentor da Taça de Portugal e da Supertaça, têm 81 vitórias cada no “clássico”, tendo-se registado 53 empates.

O FC Porto entrou em vantagem para a última temporada, mas viu o Benfica inverter a tendência com os triunfos na primeira volta da Liga (1-0) e na Taça da Liga (3-0), acabando por conseguir empatar a contenda, com um triunfo por 3-1, na penúltima jornada do campeonato.

A análise a tão longa história, com 215 jogos, inclui encontros para o "nacional", Taça de Portugal, Supertaça e o "desaparecido" Campeonato de Portugal.

Já em golos marcados as assimetrias são maiores, com o Benfica a apresentar um registo global de 350 contra 310 do FC Porto.

Mas a história nem sempre foi tão equilibrada.

Até meados dos anos 80 o Benfica assumia o papel "dominante" - em 83/84 somava mais 17 triunfos (61 contra 44) e 70 golos marcados (275-205) -, situação que começou a ser contrariada e, depois, anulada com o surgimento de um FC Porto forte e ganhador, já sob a presidência de Pinto da Costa.

Um crescimento a espaços na recta final da década de 80 e em supremacia quase absoluta - com ligeiras intermitências ou intromissões esporádicas de Benfica, Sporting e Boavista - nos anos 90 e já a partir de 2000.

Distribuindo os êxitos dos dois emblemas pelas competições nacionais, o FC Porto domina na Liga, com mais seis vitórias, no extinto Campeonato de Portugal (4-3 em triunfos) e na Supertaça (12 contra cinco).

O Benfica tem supremacia na Taça de Portugal (19 vitórias e sete derrotas, num total de oito em nove finais ganhas) e muito recentemente na Taça da Liga, a segunda no palmarés dos "encarnados" e primeira frente ao FC Porto.

Resumo de jogos (215):

- Liga Portuguesa (153 jogos):
FC Porto: 59 vitórias.
SL Benfica: 53 vitórias.
Empates: 41.

- Taça Portugal (31 jogos):
SL Benfica: 19 vitórias.
FC Porto: 7 vitórias.
Empates: 5.

- Supertaça (24 jogos):
FC Porto: 12 vitórias.
SL Benfica: 5 vitórias.
Empates: 7.

- Campeonato Portugal (7 jogos):
FC Porto: 4 vitórias.
SL Benfica: 3 vitórias.

- Taça da Liga (1 jogo).
SL Benfica: 1 vitória.

- GLOBAL:
SL Benfica: 81 vitórias.
FC Porto: 81 vitórias.
Empates: 53.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.