O Rio Ave, da Liga principal, venceu hoje o Estrela de Vendas Novas, da III divisão, por 4-1, assegurando tranquilamente a passagem à quarta eliminatória da Taça de Portugal em futebol.

O triunfo dos vila-condenses, o primeiro esta temporada, não merece contestação, mas equipa alentejana não foi “presa fácil” para os anfitriões, principalmente na primeira parte, onde manteve o equilíbrio na contenda.

Surpreendeu, por isso, a atitude desinibida com que o Estrela entrou no jogo, esbatendo a diferença de escalões que a separa dos vila-condenses.

Os donos do terreno, apesar de mais afoitos no ataque, sentiram muitas dificuldades para superar a coesa defensiva do Estrela e só em lances de bola parada se acercaram da baliza do concentrado Diogo Freire.

Do outro lado, a equipa da III divisão não deixava os anfitriões relaxar. Em duas ocasiões, Jair esteve muito próximo de causar a surpresa nos “Arcos”.

Ainda assim, apesar do equilíbrio dominante da etapa inicial, a inexperiência dos alentejanos veio ao de cima a dois minutos do intervalo.

Falta displicente de Cissé na área do Estrela, que Bruno Paixão, próximo do lance, não teve dúvidas em assinalar o castigo máximo. Na conversão, Bruno Gama inaugurou o marcador, dando laivos de injustiça ao resultado.

O golo moralizou a formação da casa na entrada para etapa complementar, mostrando mais ambição e desenvoltura no ataque.

Já o Estrela não escondia uma clara quebra física, e acabou por não surpreender a chegada do segundo golo dos locais, apontado por Braga, aos 54 minutos.

Os alentejanos não deitaram a “toalha ao chão”, e 10 minutos depois, fizeram o golo de honra, num bom remate de Fábio, com culpas para o vila-condense Trigueira.

Chegou a pensar-se que a partida estaria relançada, mas o Rio Ave impôs, logo a seguir, toda a sua experiência no último terço do jogo, e, com naturalidade, desfez as dúvidas, com os golos de Sidnei, de grande penalidade, e Yazalde.

Jogo no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde.

Rio Ave – Estrelas Vendas Novas, 4-1.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores:

1-0, Bruno Gama, 44 minutos (grande penalidade).
2-0, Braga, 54.
2-1, Fábio, 68.
3-1, Sidnei, 78 (grande penalidade).
4-1, Yazalde, 88.

Equipas:

- Rio Ave: Trigueira, Zé Gomes, Gaspar, Jeferson, Tiago Pinto, Wires, Tarantini, Braga (Yazalde, 74), Bruno Gama (Sindei, 65), Cícero e Mendes (Fábio Felício, 82).
(Suplentes: Mário Felgueiras, Ricardo Chaves, João Tomás, Bruno China, Sidnei, Fábio Felício e Yazalde).
- Estrela Vendas Novas: Diogo Freire, Sidibé, Miguel Pimenta, Marco Fadista, Rui Évora (Fábio, 46), Jair, Portela, Cissé, Bruno Mendes (José Ribeiro, 46), Ricardo Ramos e Raul (Paulo Mendes, 72).
(Suplentes: Bonifácio, João Fadista, José Ribeiro, Paulo Mendes, Fábio, César e Traoré).

Árbitro: Bruno Paixão (Setúbal).
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Cissé (43), José Ribeiro (73), Marco Fadista (77) e Ricardo Ramos (83).
Assistência: Cerca de 500 espectadores.