A formação vimaranense esteve em desvantagem durante cerca de 50 minutos, com um golo sofrido nos minutos iniciais da partida, mas, no segundo tempo, virou o resultado, com golos de João Paulo e Edgar.

O “onze” de Manuel Machado entrou melhor, mas foi o Portimonense que, aos cinco minutos, abriu o marcador, num lance rápido de contra ataque, aproveitando o adiantamento da equipa vimaranense.

Nilson ganhou terreno pelo corredor esquerdo e assistiu Renatinho, que, sem oposição na pequena área, finalizou de cabeça, batendo o desamparado guarda-redes Nilson.

Os minhotos acusaram o golo e, ao contrário do que seria de esperar, recuaram no terreno, deixando o controlo do jogo aos algarvios, que, até ao intervalo e por duas vezes, tiveram a oportunidade para dilatar a vantagem.

Primeiro, Renatinho, isolado, rematou ao lado e, depois, Candeias acertou na barra, na marcação de um livre directo, com Nilson batido.

Até ao descanso, os minhotos ainda estiveram perto do empate, mas Edgar chegou atrasado a um cruzamento de Bruno Teles, com o guarda-redes algarvio fora do lance.

No início da segunda parte, o Vitória chegou à igualdade, com um golo de João Paulo, após lance de insistência na área algarvia e perante a passividade dos defesas algarvios, que permitiram que o jogador vimaranense rematasse por três vezes, com Ventura a evitar o golo nos dois primeiros.

O golo galvanizou os minhotos, que pegaram no jogo e construíram as melhores oportunidades de golo, tendo chegado ao triunfo a dois minutos do final, com o avançado brasileiro Edgar a concluir uma jogada de contra-ataque, iniciada por Targino.