O presidente e o treinador do Merelinense estão optimistas para o encontro de quinta-feira com o Vitória de Guimarães, dos quartos de final da Taça de Portugal de futebol, no Estádio 1º de Maio, em Braga.

«As expectativas são elevadas, mas estamos optimistas a 100 por cento. Os jogadores estão muito animados e empenhados, mas realistas que será muito difícil ganhar ao Vitória de Guimarães», afirmou o presidente Carlos Matos.

O Merelinense quer «agarrar-se à pequena percentagem que tem com unhas e dentes e os jogadores sabem que vão ter um grande apoio das gentes de Merelim S. Pedro e Merelim S. Paio», prosseguiu o líder do oitavo classificado da Zona Norte da II divisão e sobrevivente dos escalões secundários.

Carlos Matos revelou que os adeptos colocaram uma grande tarja à entrada da freguesia a dizer ‘Rumo ao Jamor’: «Esse é o nosso sonho e a sonhar podemos ser grandes, não temos que ser pequeninos, além de que o Sócrates (primeiro-ministro) ainda não pôs qualquer imposto sobre eles», brincou.

Se a equipa se qualificar para as meias-finais vai encontrar o Vitória de Setúbal ou a Académica, mas a «preferência» vai para os de Coimbra, por simpatia e por ser uma viagem mais curta, explicou.

O dirigente espera cerca de cinco mil pessoas no “1.º de Maio”, metade dos quais adeptos do Vitória de Guimarães, ao que acresce a verba da transmissão televisiva, mas o bolo, na Taça de Portugal, «é a dividir por três», pelo que, apesar de ser uma «boa ajuda», a receita não fará do Merelinense um clube rico: «Já é um rico clube», assegurou.

Por seu lado, o treinador garante que a equipa «está muito motivada e um pouco ansiosa», dada a semana pouco normal, pela visibilidade que a comunicação social está a dar aos seus jogadores, mas «o espírito, apesar de existir uma diferença no historial muito grande entre as duas equipas, é que é possível eliminar o Vitória de Guimarães».

Antigo jogador das formações de Sporting de Braga e FC Porto, Ricardo Martins, de 36 anos, nunca parou de estudar e decidiu, aos 26, optar por ser professor de educação física, actividade que concilia com a carreira de treinador.

Do Vitória de Guimarães, destaca o jogo em profundidade dos seus laterais, a eficácia ofensiva de Edgar, a meia distância de João Alves e Jorge Ribeiro e a criatividade de Toscano.

Para contornar essas forças, o Merelinense terá que estar «muito concentrado» e fazer-se valer da sua «organização», a mais-valia da equipa, defende.

A equipa da II divisão treina hoje, pouco antes das 19:00, o horário habitual, dado o carácter amador da maior parte dos seus jogadores.

O jogo de quinta-feira, a partir das 20:30, será arbitrado por Rui Costa, do Porto.