O FC Porto, que na quarta-feira recebe o Benfica na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal em futebol, conta com um claro domínio sobre o rival lisboeta em eliminatórias a dois jogos em provas nacionais.

Muito por culpa do esmagador domínio na Supertaça (17 títulos, oito deles conquistados frente ao Benfica, que tem penas quatro troféus), o FC Porto conta com um total de 12 vitórias, contra apenas cinco dos “encarnados”, contabilizando Campeonato de Portugal, Taça e Supertaça.

Nas três vezes que os dois clubes se cruzaram no extinto Campeonato de Portugal, que deu depois lugar à Taça, o FC Porto ganhou precisamente as duas primeiras (1931/32 e 1932/33), enquanto o Benfica bateu os portistas na edição de 1937/38.

Em confrontos para a Taça de Portugal, o Benfica leva ligeiro ascendente, com três vitórias em cinco confrontos a duas mãos, uma diferença mínima arrebatada pelo histórico na Supertaça, na qual o Benfica apenas venceu uma vez em nove confrontos a duas mãos.

Quatro desses embates, todos com triunfo final do FC Porto, tiveram mesmo mais que dois jogos. Em 1983/84, disputou-se uma finalíssima, novamente a duas mãos, enquanto em 1990/91, 1992/93 e 1993/94 o troféu foi “desempatado” num terceiro jogo em campo neutro (nas duas primeiras através de grandes penalidades).