O Vitória de Guimarães venceu, esta quinta-feira, a Académica de Coimbra por 1-0, com golo de Faouzi, em jogo da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

O Vitória de Guimarães foi a melhor equipa em campo, com mais atitude, perante uma Académica mais comedida, tentando jogar no erro do adversário. O golo de Faouzi, aos 80 minutos, traduziu em números o que se viu dentro de campo.

A formação orientada por Manuel Machado teve as melhores oportunidades de golo durante todo o jogo mas na baliza dos estudantes moravam um guardião chamado Peiser que salvou a equipa da Briosa várias vezes. O guardião francês negou o golo a João Alves (9’) e Jorge Ribeiro (28’) e evitou um auto-golo de Helder Cabral (55’).

A Académica ficou reduzida a dez elementos perto do final da primeira parte quando Bischoff entrou de forma dura sobre Cléber e, já na segunda parte, a equipa vimaranense equilibrou os “peões” com a expulsão de João Alves ao ver o segundo cartão amarelo da partida.

No segundo tempo, o Vitória de Guimarães voltou a ser melhor equipa com um ataque mais atrevido, enquanto Nilson, na baliza, demonstrou a Peiser que não foi o único herói da noite, com uma grande defesa ao minuto 77 num cara-a-cara com Diogo Gomes.

O golo de Faouzi chegou ao minuto 80, num excelente movimento a trocar as voltas a Berger e a Pape Sow e depois, na cara do guardião da Académica, atirou para o fundo das redes, levando ao delírio os adeptos presentes nas bancadas do Afonso Henriques.

Com uma vantagem de 1-0, a equipa de Guimarães visita Coimbra em Abril para disputar a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal.

Ontem, no Estádio do Dragão, o Benfica venceu o FC Porto por 2-0 no outro encontro da primeira mão.