O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) disse hoje que se não forem feitos investimentos no Estádio do Jamor, a final 2010/2011 da Taça de Portugal em futebol pode ser a última no local.

Segundo Gilberto Madaíl, que falava no final do sorteio da Taça das Regiões da UEFA, que teve lugar em Braga, os clubes têm «legitimidade» para contestar o local onde se realiza a final porque «o Estádio do Jamor não tem condições de segurança».

«Quase que me atreveria a dizer que na minha opinião, e sublinho isso, esta poderá ser a última final no Estádio do Jamor, porque ou o recinto oferece condições para que se possa fazer lá um santuário, não só da Taça de Portugal, mas também da selecção - veja-se quantas vezes ela lá jogou -, ou temos que procurar outros caminhos», afirmou.

Contudo, avisou, «tem de haver vontade política» para dotar «aquele estádio maravilhoso com condições», tendo disponibilizado a FPF para também investir, «não muito, que não tem».

Instado sobre se sente que tem havido essa vontade política respondeu: «Não sinto nada, porque não tenho ouvido nada. Todos os anos enviamos uma carta em Janeiro, Fevereiro à tutela, à Secretaria de Estado do Desporto pedindo que nos digam se o relvado está em condições, se os torniquetes estão a funcionar, se as cadeiras estão bem. Quando nos dizem que sim, como o Secretário de Estado nos disse, não temos razões para mudar», explicou.

No entanto, reforçou que «se não houver obras no estádio, até para aumentar a sua capacidade, não sei se a futura direcção da FPF realizará lá a final da Taça de Portugal».

Madail rejeitou que os adeptos do FC Porto e Vitória de Guimarães, equipas que a 22 de Maio disputam o troféu, corram riscos, mas rematou: «Aquele é um estádio de risco, porque não tem as condições que os novos estádios do Euro2004 têm».