O secretário de Estado da Juventude e Desporto reafirmou hoje, em Braga, que o Estádio Nacional tem todas as condições para receber a final da Taça de Portugal de futebol, rebatendo as declarações do presidente da federação.

«Está nas mesmas condições que esteve nas últimas várias finais, e que são boas. Comigo a Secretário de Estado tudo funcionou e tudo correu bem e espero que isso se repita na final», respondeu o governante.

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Gilberto Madaíl, disse quarta-feira à noite, também em Braga, que se não forem feitos investimentos no Estádio Nacional esta pode ser a última vez que recebe a final da Taça de Portugal, tendo considerado mesmo que o recinto «não tem condições de segurança».

Madaíl reclamou também a necessidade de obras no recinto do vale do Jamor, em Oeiras, frisando ser precisa «vontade política» para que elas aconteçam.

A resposta de Laurentino Dias foi pronta: «estou à espera que o doutor Madaíl me responda a uma proposta que lhe fiz em 2005, na primeira vez que falei com ele depois de tomar posse, informando-o que iríamos requalificar e remodelar o Jamor todo e gostaríamos que as áreas do futebol também o fossem para acolher a FPF e as selecções nacionais».

O secretário de Estado do Desporto lembrou que «o Jamor sofreu obras de requalificação enormes, umas dezenas de milhões de euros para um conjunto de modalidades», investimento que também podia ter sido feito para o futebol, e que vai ser feito, assegurou.

«Só estamos à espera que a FPF fale connosco e faça o que há seis anos disse que ia fazer, tomar decisões quanto ao famoso, porque histórico, acordo para a casa das selecções em Sintra. Na altura, disse-me que tinha esse compromisso com Sintra, mas que se não fosse lá viria para o Jamor. Continuo a aguardar», disse.

Não quis comentar a decisão do Tribunal Administrativo de Lisboa, que considerou «inexistente» a continuação da reunião do Conselho de Justiça da FPF que indeferiu os recursos do Boavista e do presidente do FC Porto no processo “Apito Final”, prometendo para a semana «novidades» quanto ao «modelo de funcionamento da justiça desportiva».