Quem diz que a final da Taça de Portugal no Estádio do Jamor, em Oeiras, é sinonimo de festa hoje pôde confirmar isso mesmo. Sem incidentes, excelente ambiente antes do encontro e, acima de tudo, um grande jogo de futebol dentro e fora das quatro linhas.

No final, o FC Porto foi mais forte e venceu a final por 6-2 perante um Vitória que nunca desistiu e mostrou aos seus (muitos) adeptos presentes nas bancadas que tudo fez para levar o troféu para o Minho, fugindo pela quinta vez.

André Villas-Boas iguala assim o feito único do FC Porto de 1987/88, sob o comando do ex-jugoslavo Tomislav Ivic, quando conquistou também quatro competições: o campeonato, a Taça de Portugal, a Taça Intercontinental e a Supertaça Europeia.

O FC Porto consegue também juntar-se ao Benfica em número (69) de títulos e curiosamente, este resultado (6-2) numa final da Taça de Portugal repetiu-se em 1963/64 e, ao contrário do que aconteceu esta tarde, foi o Benfica a vencer o FC Porto e a levar a taça para a Luz.

A festa começou cedo, antes do apito do inicial, com os adeptos das duas equipas a celebrarem no recinto com muitas febras, bifanas e finos (afinal são duas equipas do norte). O tempo está quente, o que também ajuda.

O jogo começou com o golo madrugador do jovem colombiano James Rodríguez, mas o Vitória de Guimarães viu de novo o marcador ficar empatado após o auto-golo do extremo uruguaio Alvaro Pereira.

O jogo continuava vivo, dentro e fora das quatro linhas, com os adeptos a vibrarem e a torcerem pelos respectivos clubes, e o Jamor viu mais dois golos. Primeiro Varela a dar novamente a vantagem aos portistas, detentores deste troféu,  e depois Edgar a fazer, de cabeça, o 2-2 logo de seguida.

Nos últimos quinze minutos do primeiro tempo, Rolando e Hulk foram os responsáveis por mais dois golos e o Vitória de Guimarães desperdiçou uma grande penalidade, defendida por Beto e falhada por Edgar.

Os vimaranenses não marcaram e, na resposta, o FC Porto aumentou a contagem para 5-2, através de James, bisando no encontro.

Na segunda parte houve apenas um golo, apontado por James, que fez o seu hat-trick ao minuto 72, mas o espectáculo do bom futebol continuou até o árbitro João Ferreira apitar para o final do encontro, encerrando a temporada 2010/2011 de futebol em Portugal.

Mariano entrou nos minutos finais da partida, permitindo aos adeptos portistas despedirem-se do argentino cuja ligação à equipa azul e branca termina esta época.

FC Porto termina assim uma época extraordinária com quatro títulos conquistados: A Supertaça, o Campeonato, a Liga Europa e a agora a Taça de Portugal. Em Agosto, já na temporada 2011/2012 André Villas-Boas e os seus jogadores poderão somar mais dois títulos: A Supertaça portuguesa (frente a este mesmo Vitória de Guimarães) e a Supertaça Europeia (ante Barcelona ou Manchester United).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.