O Rio Ave, da Liga de futebol, assegurou hoje a passagem à quarta eliminatória da Taça de Portugal, depois de uma vitória sofrida frente ao Sousense, da III divisão, por 5-2, após prolongamento.

Depois de estarem a perder por 2-0 e em inferioridade numérica, os vila-condenses conseguiram forçar prolongamento, chegando à igualdade aos 73 minutos.

A partida até começou pela ordem natural dos valores das duas equipas, com o Rio Ave mais forte e a pressionar o Sousense, que não se encolheu e criou também algum perigo no contra-ataque.

O nulo que se registava ao intervalo penalizava a formação da casa, que, apesar do sinal mais, não escondia algumas dificuldades na finalização.

Nesta toada, acabou por surpreender a entrada de rompante do Sousense na segunda parte, com um grande golo de Chico, num “chapéu” a Huanderson, logo aos 49 minutos.

O Rio Ave tremeu com o tento sofrido e viu complicar-se a tarefa da recuperação, quando Tiago Pinto provocou uma grande penalidade e foi expulso pela falta, à passagem dos 59 minutos.

Os visitantes não desperdiçaram tamanha "oferta" dos primodivisionários, e Paulinho, na cobrança da grande penalidade, ameaçou o escândalo em Vila do Conde, assinalando o 2-0.

Os adeptos vila-condenses viveram então momentos tensos, esperando dez minutos para que a equipa pudesse reagir, num bonito cabeceamento de Kelvin, que reduziu a desvantagem.

O lance do jovem brasileiro, emprestado pelo FC Porto, empolgou a equipa da casa, que, pouco depois, conseguiu restabelecer a igualdade, por Pateiro.

Ainda assim, no último quarto de hora, os dois conjuntos dividiram oportunidades para chegar a vantagem, acabando por prevalecer o empate que precipitou o prolongamento.

No tempo extra, calafrios iniciais para o Rio Ave, que por duas vezes viu o Sousense, ainda enérgico, estar perto do golo.

A diferença nos dois conjuntos acabou por vir dos pés do experiente João Tomás, que “bisou” e devolveu a tranquilidade à equipa, permitindo que Kelvin ainda fechasse a contagem.

Nota de destaque ainda no período extra para duas expulsões no Sousense e uma outra no Rio Ave, que levou as equipas a acabarem a partida com 9 elementos.