O embate entre Sporting e Sporting de Braga concentra as atenções da quarta eliminatória da Taça de Portugal em futebol, numa ronda em que FC Porto e Benfica terão que estar atentos para não serem surpreendidos.

Em Alvalade, o “renascido” Sporting vai procurar dar continuidade ao excelente momento que atravessa – após um mau arranque de temporada, é terceiro na Liga a um ponto dos comandantes -, enquanto o Sporting de Braga luta por se manter no topo e vem de um moralizador empate 1-1 na receção ao Benfica.

Depois de ter brilhado ao serviço dos "arsenalistas", que conduziu na temporada passada à final da Liga Europa - derrota 1-0 com o FC Porto -, o treinador Domingos Paciência rumou para Alvalade e vai defrontar pela primeira vez a sua antiga equipa.

Enquanto dois dos favoritos à vitória na prova se defrontam em Lisboa, o FC Porto, detentor do troféu, tem uma deslocação difícil a Coimbra.

Os “dragões”, apesar de demonstrarem menos fulgor do que na temporada passada, lideram o campeonato e apostam novamente na Taça, mas a Académica já demonstrou possuir equipa para contrariar os mais fortes.

Ao Benfica calhou uma equipa de escalão inferior, mas não seria a primeira vez que as “águias” seriam surpreendidas na Figueira da Foz pela Naval 1.º de Maio, um conjunto que caiu para a Liga de Honra.

Além dos embates de Alvalade e de Coimbra, também a receção do Paços de Ferreira ao Nacional envolve equipas da divisão principal, pelo que serão pelo menos três as equipas da Liga a cair nesta ronda, podendo a divisão principal do futebol português ficar reduzida a um máximo de oito participantes.

Mais difícil será a tarefa dos dois únicos representantes da III divisão, já que o Santa Maria, segundo classificado da série A, e o Alcochetense, nono classificado da série E, enfrentam adversários de escalões superiores.

O Santa Maria tem deslocação marcada para Matosinhos, onde vai defrontar o Leixões, equipa atualmente na Liga de Honra, mas com passado na divisão principal, enquanto o Alcochetense vai receber o Olhanense, da divisão principal.

Dos nove representantes da II divisão ainda em prova, pelo menos dois seguirão em frente, já que o sorteio, realizado em 24 de outubro passado, ditou dois jogos entre equipas deste escalão: o Mirandela-Gondomar e o São João de Ver-Tirsense.

A quarta eliminatória da Taça Portugal arranca na sexta-feira com o jogo Naval 1.º de Maio-Benfica, prossegue no sábado com o Académica-FC Porto e tem os restantes jogos previstos para domingo, encerrando na noite desse dia com o Sporting-Sporting de Braga.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.