Os vimaranenses baquearam no terreno dos “vizinhos” do Desportivo das Aves, após 120 minutos sem golos e com menos pontaria que a equipa da Liga de Honra no desempate por grandes penalidades (2-3).

A Académica, que venceu os “dragões” por 3-0, em Coimbra, e os avenses não foram os únicos “tomba gigantes” da jornada, pois o Torreense, líder da II Divisão (Zona Sul), voltou a “fazer das dele” e afastou o Rio Ave (Liga), com uma vitória em Vila do Conde por 3-2, já no prolongamento, após o empate a um golo no tempo regulamentar.

A equipa de Torres Vedras, que na anterior eliminatória afastou outro primodivisonário (o Gil Vicente, por 1-0), consta da história da prova pelo facto de, em 1998/99, ter eliminado o FC Porto, com um golo de Cláudio Oeiras, no extinto Estádio das Antas.

A jornada, que teve no Sporting-Sporting de Braga o seu “jogo grande” (vitória dos “leões” por 2-0), foi pautada pelos equilíbrios em campo, pois em sete dos 16 encontros houve recurso a prolongamento e cinco deles tiveram mesmo que ser resolvidos no desempate por grandes penalidades.

Em resumo, da Liga principal sobraram seis emblemas, estando já fora 10 equipas: FC Porto, Sporting de Braga, Vitória de Guimarães, Rio Ave e Paços de Ferreira juntaram-se a Gil Vicente, Beira-Mar, Feirense, Vitória de Setúbal e União de Leiria, excluídos na eliminatória anterior.

Também o Ribeira Brava (II Divisão) “vestiu” o estatuto de “tomba-gigantes”, ao eliminar o Sporting da Covilhã (Liga de Honra), no desempate por penaltis (5-4), após o “nulo” no final do prolongamento.

Ainda no que diz respeito a equipas da principal divisão, o Nacional passou no terreno do Paços de Ferreira (5-4 nos penáltis, após empate a dois) e o Marítimo ganhou por 1-0 em casa da Juventude de Évora.

O Olhanense, por sua vez, foi obrigado a desempatar a eliminatória também por penaltis (4-2), no terreno do Alcochetense (III), devido ao “nulo” registado após 120 minutos de jogo.

Entre equipas da Liga de Honra, o Estoril eliminou o Penafiel, vencendo por 2-1, com um golo obtido já no fim do prolongamento, após o empate a um golo no tempo regulamentar.

Com alguma dificuldade, o Leixões (Honra) venceu por 1-0 o Santa Maria (III divisão), e a Oliveirense (Honra) foi a Tondela (III) bater os locais pelo mesmo resultado.

O Belenenses, também da liga de Honra, venceu o Vizela (II) em casa, por 2-0.

Entre equipas da II divisão, destaque para a vitória concludente (3-0) do Tirsense (zona Centro) no terreno do S. João de Ver (Norte), e do Mirandela, em casa, frente ao Gondomar, em partida decidida por penaltis (6-5), após o empate a um golo.

O sorteio das próximas duas eliminatórias realiza-se a 22 de novembro, às 12:00, e os oitavos de final terão lugar a 04 de dezembro.