O Torreense, da II divisão, eliminou hoje o Rio Ave da Taça de Portugal em futebol, ao vencer por 3-2, após prolongamento, depois de na ronda anterior já ter afastado o Gil Vicente, também da Liga.

Depois do empate (1-1) no final do tempo regulamentar, a formação de Torres Vedras, histórica “tomba gigantes” da competição (em 1998/99, venceu o FC Porto, em plenas Antas, por 1-0), decidiu o jogo com dois tentos no tempo extra.

O Torreense, líder da Zona Sul da II divisão, após nove rondas, teve um início de jogo auspicioso, adiantando-se no marcador logo aos oito minutos, com um cabeceamento de Ruben, na sequência de um canto.

O tento dos visitantes deixou intranquilos os nortenhos, que, apesar de conseguirem ter maior posse de bola, mostravam muitas dificuldades na finalização.

Chritian e Jean Sony tentavam contornar as dificuldades do último passe dos vila-condenses com remates de longa distância, mas Márcio Santos, guarda-redes do Torreense, respondia com defesas concentradas.

A equipa de Torres Vedras arriscava inverter o domínio dos locais, apostando no contra-ataque, mas só em lances de bola parada conseguiu incomodar, verdadeiramente, Paulo Santos.

Para o segundo tempo, o Rio Ave surgiu com mais determinação e passou a chegar com maior acutilância à baliza contrária, com João Tomás a protagonizar um bom duelo com o guarda-redes Márcio Santos.

O Torreense deu, então, sinais de alguma quebra física e mental, e, aos 70 minutos, acabou por ceder o empate, após um livre cobrado por Braga, que Jeferson aproveitou, na recarga.

A igualdade persistiu até ao final do tempo regulamentar, forçando o jogo a seguir para o prolongamento, fase em que o Torrense acabou por surpreender.

Aproveitando o desleixo da defensiva da casa, Cácá, ainda na primeira parte (103 minutos), e Ricardinho, na segunda (107), apontaram os dois golos decisivos da eliminatória.

O Rio Ave ainda conseguiu reduzir, através de uma grande penalidade apontada por João Tomás, mas que já não foi suficiente para evitar a eliminação.