O Benfica foi esta sexta-feira derrotado pelo Marítimo por 2-1, no Estádio dos Barreiros, e perdeu assim o bilhete para os quartos-de-final da Taça de Portugal, prova que Jorge Jesus já tinha assumido como um objetivo da época.

O jogo começou com as duas equipas atrevidas no ataque às balizas contrárias e, por isso mesmo, a descurarem as defesas e a concederem espaços que obrigavam os centrais a trabalhos redobrados.

Contudo, as oportunidades de golo escassearam e o golo acabou por chegar só através de um pénalti muito contestado pelos jogadores da casa: depois de um belo lance individual em que deixou para trás dois defesas insulares, Nolito entrou na área e caiu ao sentir o encosto de Briguel.

Paulo Batista não hesitou e marcou a grande penalidade, e Saviola aproveitou para abrir o marcado no Estádio dos Barreiros, com o guarda-redes Ricardo a adivinhar o lado mas a não conseguir deter o quarto golo do “Conejo” esta época.

Até ao intervalo pouca ação de parte a parte e fez bem o intervalo à equipa de Pedro Martins. O Marítimo entrou no segundo tempo com outra disposição, mais afoito no ataque e pressionante sobre o setor mais recuado das águias.

O Benfica ainda falhou o 2-0 por Rodrigo num remate que passou pouco ao lado, mas o Marítimo respondeu de imediato com Danilo Dias a oferecer a Eduardo uma grande defesa. O avançado insular rematou já dentro da grande área e o internacional português fez uso dos reflexos para agarrar a vantagem encarnada.

Contudo, Eduardo nada pôde fazer à passagem do minuto 60: Roberto Sousa disparou a mais de 30 metros da baliza e colocou a bola na gaveta. Eduardo ainda voou, mas nada podia fazer. Estava reposto o empate no Estádio dos Barreiros, premiando a boa entrada do Marítimo na segunda parte.  

Mas os madeirenses não se deram por satisfeitos e minutos depois saltaram para a frente do marcador: Roberto Sousa rasga a defesa do Benfica com um passe a desmarcar Sami e o avançado madeirense fez um chapéu a Eduardo e virou o resultado para 2-1.

Cabia ao Benfica a resposta e já com Aimar ela chegou quase imediatamente. Rodrigo falhou à boca da baliza o empate e pouco depois foi o argentino a falhar frente a Ricardo.

O Benfica pressionava como lhe competia, mas o Marítimo não fechou as portas ao ataque e esteve perto de aumentar a vantagem. Assim não aconteceu e foi com 2-1 que os madeirenses guardaram a vaga para os quartos-de-final da Taça de Portugal. Próximo adversário será o Sporting ou o Belenenses.