Uma eficaz aliança holandesa carimbou hoje o passaporte do Sporting para os quartos de final da Taça de Portugal, com uma vitória sobre o Belenenses por 2-0, confirmando agora o estatuto dos leões como grandes favoritos à vitória, depois dos afastamentos de FC Porto e Benfica.

Os holandeses Wolfswinkel e Schaars voltaram uma vez mais a ser decisivos na equipa de Domingos Paciência, apontando os golos que derrubaram um Belenenses incómodo em Alvalade.

De facto, o triunfo só foi construído na segunda parte, depois de um primeiro tempo algo monótono e desinspirado por parte dos leões. A equipa dominava o jogo, pressionava os azuis do Restelo, mas mostrava-se quase inofensiva no último terço do campo, não criando grandes ocasiões de golo. A exceção chegou por Schaars, um dos mais inconformados, que ameaçou aos 10 e 12 minutos.

Por outro lado, o Belenenses, de José Mota, chegou com a lição bem estudada. Defesa sólida e apoiada pelos médios e transições rápidas em busca do contra-ataque. A aposta resultou nesta fase e a equipa da II Liga até esteve mais perto do golo, com Rodrigo Nascimento a desperdiçar duas oportunidades de golo claríssimas.

A entrada ao intervalo de Carrillo para o lugar de Bojinov foi o ‘despertador’ de que o Sporting precisava. As arrancadas do peruano começaram a fazer mossa na defesa azul e os espaços surgiram naturalmente. Assim, Insúa cruzou aos 49’ para o 1-0, da autoria de Wolfswinkel. Quatro minutos volvidos, deu-se uma repetição do lance, mas desta feita o árbitro anulou o golo a Capel (após passe de Carrillo) por alegado fora de jogo.

No entanto, aos 66’ os adeptos leoninos puderam mesmo festejar o 2-0, numa excelente combinação entre Wolfswinkel e Schaars. Desta vez o avançado assistiu o médio, que finalizou com classe perante um desamparado Coelho.

A resistência do Belenenses caía por terra e o Sporting sentiu que a vitória já era uma certeza apenas a ratificar pelo apito do árbitro. Os leões ainda pressionaram em busca do terceiro golo, mas o resultado já não se alterou.

O Sporting está assim nos quartos de final da Taça de Portugal, onde irá medir forças com o Marítimo a 21 de dezembro, em Alvalade.