O Desportivo das Aves, da Liga de Honra, vai a Coimbra, na quarta-feira, tentar vencer a Académica e apurar-se pela primeira vez na história para as meias-finais da Taça de Portugal de futebol, garantiu hoje o seu treinador.

«Só pode haver um resultado, não há hipótese de ir para segundo jogo e, sendo assim, só temos o pensamento de vencer. Os jogadores estão hipermotivados, têm consciência de que pode ser um momento único na história do clube e nas próprias carreiras e, por isso, a motivação está a um nível muito elevado», afirmou Paulo Fonseca.

Se eliminar a Académica, será a primeira vez que o Desportivo das Aves atinge as meias-finais da Taça de Portugal, sendo que esta é apenas a segunda presença nos quartos de final.

O técnico diz que os jogadores estão "cientes das dificuldades que vão encontrar", mas também com a ambição de fazer história.

«Não vamos lá com uma estratégia superdefensiva, vamos jogar o jogo pelo jogo. A Académica atravessa um excelente momento, está a fazer um excelente campeonato, com uma qualidade de jogo reconhecida por todos, mas contem connosco para disputar estes quartos de final, porque temos ambição e acreditamos que é possível», disse.

Paulo Fonseca chega pelo terceiro ano consecutivo a esta fase da prova (nas duas épocas anteriores ao serviço do Pinhalnovense) e acredita que a Académica não está à espera de facilidades.

«O Pedro Emanuel [técnico da Académica] esteve aqui a ver o nosso jogo com o Guimarães e percebe que não vai ter facilidades pela frente», avisou.

Na presente edição da Taça de Portugal, o Aves já eliminou uma equipa da Liga principal, o Vitória de Guimarães, além de Ribeira Brava, Infesta e Estrela de Vendas Novas.

Os jogadores Pedro Pereira e Amaury Bischoff mostraram também confiança no apuramento, tendo o luso francês admitido que o jogo será «especial» pelo reencontro com a sua anterior equipa.

«Mas será mais para o Aves porque é a segunda vez que está nos quartos de final da Taça e vamos lá para ganhar. Sabemos que a Académica está forte em casa, mas demonstrámos já que temos uma equipa forte, ganhámos ao Vitória de Guimarães e temos um percurso muito bom na Taça», lembrou Bischoff.

Pedro Pereira afasta a ideia de nervosismo e enfatiza a «ambição de fazer história» perante um adversário que aprecia ver jogar e considera ser das «melhores equipas da Liga, que tem apresentado muito boa qualidade de jogo».

«Mas também temos as nossas armas e é legítimo querermos passar, seria a melhor prenda de Natal», considerou.

A equipa avense, oitava classificada da Liga de Honra, viaja apenas no dia do jogo para Coimbra e, além de outros adeptos, contará com o apoio de todos os jogadores da sua formação, cerca de 200 jovens, nas bancadas do estádio conimbricense.