O Sporting avança na quarta-feira para o segundo grande objetivo da temporada, quando receber o Nacional na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal em futebol.

Depois de ter encerrado a 14.ª e penúltima jornada da primeira volta do campeonato a oito pontos do primeiro lugar, os “leões” têm agora oportunidade de atenuar o “recuo” na Liga, fruto do nulo no “clássico” com o FC Porto, aliado à goleada no terreno da União de Leiria por 4-0 do Benfica, o novo líder isolado.

Cabe a “leões” e madeirenses abrir as meias-finais da segunda prova do calendário português, que conta ainda com Académica, vencedora da primeira edição (1938/39), e Oliveirense, “outsider” e único sobrevivente da Liga de Honra.

Em Alvalade, Sporting e Nacional reencontram-se um mês depois do confronto para o campeonato, ganho pelos lisboetas com um golo solitário do norte-americano Onyewu, a meio do primeiro tempo.

Pedro Caixinha, que tomou as rédeas do comando técnico do Nacional a partir da décima jornada do campeonato, regressa agora a Alvalade poucos dias depois de ter conquistado o primeiro triunfo na Liga, e logo por expressivos 3-0 na visita ao Gil Vicente.

No outro confronto, Académica tenta chegar à quinta final desta prova, um ano depois de ter sido “barrada” na mesma fase pelo Vitória de Guimarães (finalista vencido).

A Oliveirense, atual sexta classificada da Liga de Honra, visita Coimbra depois de ter afastado da prova o Académico de Viseu, Sporting de Pombal, Tondela, Mirandela e Olhanense, o único primodivisionário do “currículo” deste percurso.

- Programa da primeira mão das meias-finais:

Quarta-feira, 11 jan:

Sporting – Nacional, 20:15 (SportTV).

Quinta-feira, 12 jan:

Académica – Oliveirense, 20:15 (SportTV).

A segunda mão está agendada para 08 de fevereiro.