O antigo futebolista da Académica Manuel António considerou esta quarta-feira que a passagem da "Briosa" à final da Taça de Portugal pode ser um «elo» que faça novamente a junção entre a academia, a cidade e os jogadores.

O médico, de 66 anos, disputou em 1969 a última final da Académica perdida para o Benfica, que ganhou por 2-1, tendo marcado o golo da “Briosa”.

«A passagem à final pode ser um elo que faça novamente a junção entre a academia, a cidade e os estudantes, embora haja diferenças. Não sei quantos jogadores estudantes a Académica hoje tem, mas no meu tempo éramos todos estudantes», recordou Manuel António.

O antigo ponta de lança, que há 20 anos dirige o Instituto Português de Oncologia de Coimbra, salienta que "«hoje as coisas são diferentes, a vida muda e os interesses das pessoas são outros e, portanto, a vantagem de tirar uma licenciatura depende do curso».

«O interesse para vir jogar para a Académica é hoje completamente diferente. Entre um bom contrato de futebol e um curso, naquela altura, nós hesitávamos e optávamos por tirar uma licenciatura. Hoje não, vale mais um bom contrato de futebol», referiu.

Salientando que a ida ao Jamor, 43 depois, é um motivo de «alegria e muita satisfação», Manuel António tem esperança de que a Académica possa trazer a Taça de Portugal, manifestando ainda a preferência de que a “Briosa” defrontasse o Sporting no jogo decisivo.

«O treinador Pedro Emanuel está a fazer um bom trabalho e a equipa tem capacidade para lutar e tentar a vitória», frisou, convicto de que a cidade e a academia vão novamente marcar forte presença no Estádio Nacional, tal como aconteceu a 22 de junho de 1969, em plena crise estudantil.

A Académica, histórica vencedora da primeira edição (1938/39), garantiu na terça-feira, ao afastar a Oliveirense, da Liga de Honra, a sua quinta presença na final da Taça de Portugal, 43 anos depois da última vez.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.