A Académica celebra no sábado com uma festa no Cais do Sodré, em Lisboa, a presença na final da Taça de Portugal de futebol, marcada para no domingo, frente ao Sporting.

A festa no Armazém F (Espaço TMN) juntará adeptos e simpatizantes e antigos dirigentes e jogadores da Académica, que regressa ao Estádio Nacional 43 anos depois da última presença na final da Taça de Portugal.

No palco vão atuar a banda Anaquim, a dupla de DJ DIZé’s, composta por Zé Miguel Nora e o guitarrista dos Xutos & Pontapés, Zé Pedro, o coletivo de DJ Revival Night e ainda a centenária Orxestra Pitagórica.

A Académica defronta o Sporting 43 anos após a sua última presença numa final da Taça de Portugal.

Em 1939, a “Briosa” venceu a primeira edição da prova, levando a Taça de Portugal para Coimbra.

Em 1969, final que marcada pela contestação dos estudantes ao Estado Novo, ficou a muito pouco de repetir o feito, frente ao Benfica, em plena crise estudantil.

Dois anos antes, em 1967, os “estudantes” estiveram no Estádio Nacional para discutir a Taça, mas caíram no prolongamento, frente ao Vitória Setúbal.

Além da Académica/Organismo Autónomo de Futebol, estão envolvidos neste evento a Associação Académica de Coimbra (Direcção-Geral), a Casa da Académica em Lisboa, a Rede UC (Rede de Antigos Estudantes da Universidade de Coimbra) e a Associação de Antigos Estudantes de Coimbra em Lisboa.